O pequeno Arthur, que nasceu no dia 21 de setembro deste ano, foi o primeiro bebê a nascer de cesariana acompanhado pelo pai e por uma doula dentro do centro cirúrgico em Araraquara. A presença da doula só foi possível após a aprovação da Lei de Doula em 20 de agosto de 2024, antes da lei só era permitida a entrada de um acompanhante.
De acordo com relato do pai Higor Joioso, a mãe Ana Beatriz Joioso desejava um parto normal, mas devido a complicações precisou recorrer a cesárea. Mesmo assim, a presença da doula foi essencial para o suporte emocional. Acompanhe a entrevista completa a seguir.
LEI DA DOULA
A lei da Doula foi aprovada no município no dia 20 de agosto de 2024 e “obriga maternidades, casas de parto, e estabelecimentos hospitalares congêneres das redes pública e privada do Município de Araraquara a permitir a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente”.
Doula
A doula é uma profissional que contribui com o cuidado obstétrico e promove conforto materno, utilizando técnicas que ajudam a aliviar as dores e favorecer o trabalho de parto.