O Procon Araraquara alerta para mais um tipo de golpe que utiliza o nome do órgão, nesse caso a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Fundação Procon-SP). Dessa vez, as denúncias partem de algumas unidades municipais do Procon, que afirmam terem atendido fornecedores que receberam falsos e-mails da Fundação Procon solicitando dados para recadastramento e outras informações.
Em atenção a essa prática, a Fundação Procon informa que não encaminha e-mails com link ou documentos em anexo. Qualquer e-mail em nome do Procon-SP com indicação para clicar em algum link ou abrir documento anexado é falso e deve ser ignorado por consumidores ou fornecedores.
O coordenador do Procon Araraquara, Rodrigo Martins, falou sobre a situação. “Nos últimos meses, temos registrado um número muito grande de casos de golpes, principalmente relacionados à internet, emails, mensagens via redes sociais, links falsos de promoções, dentre outros. Cada vez mais o consumidor deve ficar atento e desconfiar antes de realizar pagamentos ou de abrir ou clicar em mensagens desconhecidas”, orientou.
Toda interação do Procon-SP com consumidores e fornecedores é feita dentro da plataforma oficial www.procon.sp.gov.br.
Procon Araraquara
O Procon Araraquara é o órgão de defesa dos direitos dos consumidores que atua no território do município, promovendo o atendimento às demandas dos consumidores, realizando a fiscalização dos estabelecimentos comerciais e dos prestadores de serviços. Além disso, uma das funções mais importantes do órgão é a promoção de ações voltadas à educação para o consumo, ou seja, ações que apresentem aos consumidores os seus direitos, quais os canais para solução dos conflitos e ações que garantam um consumo consciente, inclusive do ponto de vista financeiro.
A sede do Procon fica na Rua Prof. Dorival de Oliveira, 164, Vila Ferroviária, e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, fechado para almoço das 13h às 14h. O órgão também atende pelo Facebook e pelo Whatsapp (16) 99701-0120 ou pelo telefone (16) 3301-3131. O contato também pode ser feito através do e-mail procon@araraquara.sp.gov.br.