InícioCultura+CulturaProjeto de lei propõe Zé Celso Martinez Corrêa como Patrono da Cultura...

Projeto de lei propõe Zé Celso Martinez Corrêa como Patrono da Cultura Araraquarense

Nascido em Araraquara, Zé Celso foi um dos maiores nomes do teatro brasileiro e faleceu no último dia 6, em São Paulo

A vereadora Fabi Virgílio (PT) apresentou projeto de lei propondo a nomeação do diretor, roteirista e teatrólogo José Celso Martinez Corrêa como Patrono da Cultura Araraquarense. O PL nº 214/2023 propõe essa homenagem simbólica a Zé Celso, que faleceu no último dia 6 de julho, em reconhecimento a tudo o que fez pelo teatro nacional, por elevar o nome de Araraquara a instâncias internacionais e por sua contribuição à arte produzindo, criando e formando artistas. 

“Zé nos ensinou muito, tem uma produção intensa desde os anos 50 e sua vida se mistura com a história do teatro no Brasil. Zé nos deixou de forma repentina e trágica em um momento em que os laços com a sua cidade de origem haviam sido retomados”, lembra a parlamentar. “E, por tanto amar Zé e por reconhecer seu valor como artista, por reconhecer a imensidão de sua expressão para o teatro brasileiro, por reconhecer o quanto ele eleva e projeta internacionalmente o nome da nossa cidade e acreditando que precisamos torná-lo imortal em nossa Morada na mesma proporção de seu tamanho é que apresentei esta proposta de torná-lo Patrono da Cultura Araraquarense”, explica Fabi. 

A honraria não confere premiação em dinheiro aos familiares nem onera os cofres públicos, “mas confere a diretor Zé Celso um lugar de destaque nas artes e na cultura da cidade de Araraquara, nunca antes ocupado por outra personalidade”. 

O PL nº 214/2023 foi protocolado na terça-feira (18) e está em tramitação na Câmara Municipal. 

Luis Antônio
Luis Antônio
Jornalista. Formado em Ciências Sociais e Letras pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestre em Estudos Literários. Apresentador e editor do Jornal da Morada, da Rádio Morada FM 98,1
Sair da versão mobile