Além do 3º lugar nos Jogos Regionais de Franca, em julho, e da 9ª colocação nos Jogos Abertos de Marília, em novembro, o esporte de Araraquara contabilizou outras importantes conquistas em 2019, como o aumento das modalidades e de postos de atendimento das Escolinhas de Esportes em mais de 40 bairros.
Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ via Facebook da Prefeitura, na sexta-feira (13), a coordenadora municipal de Esportes e Lazer, Roseli Gustavo, e o gestor das Escolinhas de Esportes, João Mantovani, apresentaram o balanço desta temporada.
Roseli citou os investimentos e as obras de melhorias feitas pela Prefeitura em áreas de lazer e outros espaços públicos de vários bairros, visando oferecer mais qualidade de vida à população por meio da prática de esportes.
Ao longo do ano, foram entregues a Praça do Residencial Alamedas e as melhorias da Área de Convivência do Residencial Iguatemi. Atualmente, passam por obras de revitalização as áreas de lazer dos Jardins Pinheiros e Hortênsias. Neste mês, o prefeito Edinho assinou a ordem de serviço para reformas na Área de Lazer Antônio José Paterniani – Tom Zé, no Jardim América, e Ginásio da Ginástica Artística Gilberto Antônio Maestrello.
João Mantovani destacou a ampliação das modalidades e dos postos de atendimento do projeto Escolinhas de Esportes, que fechará o ano com mais de 6 mil crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos de idade, inscritos.
Atualmente, o projeto oferece gratuitamente 20 modalidades esportivas, com aulas em 54 postos de atendimento em 41 bairros de Araraquara. Após o período de férias, o projeto será tomado em 2020, já na segunda semana de fevereiro.
Roseli Gustavo ressaltou a importância do projeto Escolinhas de Esportes que, além de oferecer a oportunidade para crianças e adolescentes da cidade saírem das ruas quando não estão estudando regularmente, possibilita o surgimento de novos talentos.
Muitos atletas das equipes de base do esporte amador de Araraquara, das categorias sub-12, sub-15 e sub-17, por exemplo, vêm das Escolinhas, segundo Mantovani.
Outras realizações
Roseli ainda destacou importantes eventos realizados em Araraquara em 2019, como o amistoso internacional de futebol feminino de domingo (15), na Arena da Fonte Luminosa, entre as seleções do Brasil e do México, que terminou em 4 a 0 para as brasileiras.
Araraquara também sediou neste ano o Campeonato Paulista de Paranatação e o Brasileiro de Karatê, além do Jogo das Estrelas e da comemoração dos 50 anos de fundação do Ginásio de Esportes Castello Branco, o Gigantão.
Ainda segundo Roseli Gustavo, a expectativa é que em 2020 o esporte continue evoluindo em Araraquara.