Defensor assíduo da cobrança de lateral longo na área, o técnico do XV de Piracicaba, Evaristo Piza, adotou a estratégia em sua equipe. O treinador se inspirou em dois times alviverdes, Palmeiras e Chapecoense, para instaurar a ideia. Até então, os resultados têm agradado o comandante.
“É uma arma que a gente vem utilizando e deu certo. A gente vê isso em equipes maiores que a nossa, em Série A de Brasileirão. Se você tem uma bola dessa para brigar, você disputa dentro da área do seu adversário. Foi o que aconteceu com o lateral do Moisés, do Palmeiras, em alguns lances, com o próprio Reinaldo, na Chapecoense. Eu estou utilizando no XV, com o Samuel e o André Cunha”, afirmou.
O pensamento da equipe alvinegra já está na segunda fase da Copa Paulista. A duas rodadas do fim da etapa inicial do campeonato, a equipe líder do Grupo 1 já está classificada, e o técnico começa a preparar seu plantel para os novos desafios. Dentre eles, ter jogadores à disposição para suprir a falta de outros lesionados ou suspensos é o mais importante. O treinador tem utilizado o sistema de rodízio.
“Tivemos que fazer mudanças na equipe, porque tínhamos alguns jogadores lesionados. Optamos por fazer as mudanças normais, sem mexer muito na formação, e rodar os atletas. A resposta deles, em campo, foi muito positiva”, afirmou.
No próximo sábado (9), o time piracicabano recebe a Ferroviária, vice-líder da chave, no Barão de Serra Negra, às 16h, em confronto direto pela ponta da tabela.