InícioEsporteQuarteto paulista estará na Libertadores pela 1ª vez na história

Quarteto paulista estará na Libertadores pela 1ª vez na história

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo estão classificados para o torneio nacional pela primeira vez

Pela primeira vez na história Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians se classificam para a Taça Libertadores da América. Os três primeiros já estão garantidos na fase de grupos, enquanto a equipe alvinegra está classificada para a fase preliminar da competição continental. Juntos, os times paulistas somam oito dos 19 troféus conquistados por brasileiros na competição. 

Disputado desde 1960, o torneio internacional contou com equipes paulistas em 44 das suas 60 edições. A primeira vez que um paulista jogou foi em 1961, quando o Palmeiras conseguiu a vaga por ser o campeão brasileiro do ano anterior.

Ao lado do São Paulo, o alviverde é a equipe com mais participações, sendo 20 no total. O Corinthians conta com 15 aparições e o Santos 14 vem na sequência. Mais quatro equipes integram a lista de paulistas na Libertadores: o Guarani e o São Caetano, com três participações cada, e o Santo André e o Paulista de Jundiaí, que disputaram uma vez.

Em 1974 aconteceu o primeiro confronto entre dois times paulistas. Palmeiras e São Paulo fizeram o chamado clássico 'Choque Rei', no Morumbi, com uma vitória são-paulina por 2 a 0, com dois gols de Terto. A última vez que houve um encontro paulista foi em 2015, entre Corinthians e São Paulo, em abril, com nova vitória da equipe tricolor por 2 a 0, com gols de Luís Fabiano e Michel Bastos.

Decisões marcantes

Ao longo dos anos, alguns confrontos de mata-mata entre paulistas marcaram época. O primeiro deles foi nas oitavas de final de 1994. Bicampeão, o São Paulo superou o embalado Palmeiras -atual bicampeão paulista e brasileiro- após vencer por 2 a 1 com dois gols do atacante Euller.

Anos mais tarde, Corinthians e Palmeiras protagonizaram grandes jogos que marcaram a rivalidade entre os clubes. Nas quartas de final de 1999 e na semifinal de 2000, os alviverdes avançaram com vitórias nos pênaltis após quatro grandes jogos com viradas épicas e ótimo futebol apresentado.

Em 2001, novamente nos pênaltis, o Palmeiras superou o São Caetano pelas oitavas de final da competição com gol que levou às penalidades marcado nos minutos finais do segundo jogo.

No último confronto de mata-mata entre paulistas, o Corinthians levou a melhor sobre o Santos em 2012. Após vencer na Vila Belmiro, o time do Parque São Jorge segurou o empate no Pacaembu que lhe garantiu a passagem à decisão e a conquista do título inédito.
 

 

Sair da versão mobile