A Copa Paulista 2016 será decidida neste sábado, a aprtir das 18 horas, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, onde a Ferroviária enfrentará o XV de Piracicaba precisando ganhar por três gols de diferença para levantar a taça. Do atual grupo quinzista, quatro dos atletas já passaram por essa experiência anteriormente. O lateral-esquerdo Samuel, o meia Gilsinho e os atacantes Samoel Pizzi e Romarinho levantaram o troféu da Copa Paulista pela equipe do Noroeste em 2012.
Há quatro anos, o Noroeste bateu o Audax nos dois jogos da final para ficar com o título. Na ida, o time de Bauru venceu por 2 a 1 em casa. O Norusca voltou a vencer por 1 a 0 em São Paulo para levar a taça. O título conduziu o clube à Copa do Brasil do ano seguinte, mas a eliminação veio logo na primeira fase, na qual o Noroeste perdeu para o Criciúma por 3 a 0 na volta em Criciúma, após empatar por 0 a 0 na ida, em Bauru.
Naquela ocasião, o único jogador do XV a ser titular em ambos os jogos da final foi o meia Gilsinho. Entretanto a situação se inverteu, já que Samuel, Samoel Pizzi e Romarinho atualmente são os titulares do time comandado por Cleber Gaúcho. Outro fato curioso é que o Noroeste era comandado por Moisés Egert, treinador piracicabano que tem história no XV, já que conquistou a Série A2 do Paulistão, levando o time de volta à elite após 16 anos. Outro que também faria parte do Noroeste na época era Beto Souza, atual gestor de futebol do Nhô Quim.

