A Rádio Morada do Sol comemora neste sábado (8) seus 46 anos de história e muita tradição em Araraquara e região.
Nestes 46 anos, a cidade mudou e a emissora acompanhou, fazendo parte dos acontecimentos importantes com muitos eventos, shows, além de estar presente com seu sinal em mais de 90 cidades, com muita música, jornalismo de qualidade e entretenimento.
O nome da emissora foi inspirado no significado de Araraquara, que na língua Tupi, significa “Morada do Sol”, uma demonstração de quanto sua própria história se entrelaça com a da cidade.
Desde sua fundação, em 1979, a rádio buscou levar uma programação diversificada ao ouvinte, como jornalismo, entretenimento, saúde e programas de variedade. Tudo começou no Bairro Vale do Sol, onde hoje funciona a Escola Salinas Fortes. No local funcionava a Rádio e TV Morada do Sol, que na época, era afiliada da extinta Rede Manchete.
Quem conhece bem toda a história é a colaboradora Ângela Sgobbi, que faz parte da família Morada desde sua adolescência. Ela está há 35 anos na emissora, sendo responsável pelo setor de Opec (Operadora de exibição comercial, ou seja, Ângela cuida da programação dos comerciais).
Outra profissional que está há muitos anos na casa é a Célia Cassiane, com 32 anos de serviços prestados e muitas histórias pra contar, ela é assistente administrativo e cuida dos faturamentos e recebimentos. Veja o depoimento de Célia no vídeo abaixo:
Hoje, a rádio se encontra localizada na Fonte Luminosa, em ponto estratégico, juntamente com outras emissoras do Grupo Roberto Montoro.
Ao longo de sua trajetória, muitos comunicadores talentosos passaram pela emissora e outros continuam levando informação e alegria ao dia-a-dia do ouvinte.
Migração
Até o ano de 2019, a Rádio Morada operava em Frequência modulada (98,1 MHz) e Amplitude modulada (640 kHz), os famosos AM e FM, porém, em virtude do processo de modernização das tecnologias de transmissão, a emissora migrou da frequência AM 640 kHz para FM 94.9 MHz, adotando o nome Rádio A+ Morada.
Desta forma, hoje existem duas emissoras no FM, sendo Morada FM e A+Morada, com programação distinta uma da outra.
Jornal da Morada
Um dos destaques da emissora é o Jornal da Morada, que é ancorado por Chico Lourenço, jornalista que integra a equipe há mais de 10 anos. O programa leva informação de qualidade e debate os assuntos mais importantes da cidade, do Brasil e do Mundo, despertando a análise crítica do ouvinte/telespectador. Criado em 1983, o Jornal da Morada é o programa mais antigo ainda no ar.
Com um histórico focado na solução de problemas, no social e na exposição crítica de assuntos relevantes, o Jornal é referência no segmento de Araraquara e região.
Desde 1983, ouvintes da cidade e de toda a região enviam suas denúncias, comentários, sugestões de pauta e muitos tiveram importantes demandas solucionadas com a ajuda do jornal. Acompanhe o trecho de uma das edições do JM:
Entretenimento
A locutora Fernandinha é a comunicadora que está há mais tempo no ar na Morada Fm. Com seu jeito descontraído, ela é a cara da emissora. Confira o vídeo abaixo:
Na Rádio Morada, a programação ao vivo começa às 05h com Jacó Pereira no “Hora da Viola”. Às 06h50, tem o Jornal da Morada, seguido do “Arquibancada 98” com Gabriel Surian, Rodrigo Sotrate e convidados.
Fernandinha apresenta o “Tá na Hora”, enquanto às 16h Gabriel Surian traz o “Invasão”, com o quadro “Me ajuda aí, Morada”.
Às 19h, Alê Mariottini comanda o programa Morada Brasil, com muito samba e pagode. Às 22h, Rodrigo Sotrate apresenta o “Tamo Junto”, com informação e muita música.
Nas tardes de segunda-feira, tem o “Pod de Segunda” com Alê Mariottini e Rodrigo Sotrate, seguido do “Conexão Saúde”, com Priscila de Paula, trazendo dicas de saúde e bem-estar e ao longo da programação na semana e aos fins de semana, os comunicadores da emissora também estão pelas ruas da cidade com o Blitz da Morada.
O ideal da Rádio Morada sempre foi transmitir programação de qualidade e conteúdo relevante ao seu público, sendo referência para os meios de comunicação da categoria na cidade e região.
No final de 2024 a Rádio Morada modernizou suas instalações, com estúdio novo e bem mais tecnológico e a inauguração oficial será no sábado, dia 8 de fevereiro, no aniversário da emissora.