A Santa Casa de Araraquara passa por reforma para ampliação dos leitos de urgência e emergência. O setor está sendo ampliado para a criação de pelo menos mais 18 leitos, com um investimento de R$ 500 mil.
A Prefeitura de Araraquara formalizou a destinação desses recursos, oriundos do Ministério da Saúde para as adequações no setor, no último dia 4 de junho, quando o prefeito participou da solenidade que marcou o início dos trabalhos do novo espaço do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa de Araraquara, que presta atendimento oftalmológico aos pacientes do SUS encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde e outros 23 municípios que compõem o Departamento Regional de Saúde (DRS III – Araraquara), sediado no bairro do Melhado. Logo depois, as obras começaram.
“Aqui era a área do antigo Hospital de Olhos, que foi transferido para o Melhado. Todos sabem que a Santa Casa é referência em algumas especialidades para até 26 municípios. Portanto, além de pacientes de Araraquara, temos pacientes da região inteira que vêm pra cá. E, claro, que a atual urgência e emergência fica lotada, ainda mais agora no período de seca, em que as doenças respiratórias aumentam. Reconhecemos que é uma situação grave. A Santa Casa é o principal hospital SUS da nossa região, que nos ajuda nos exames, nos diagnósticos e cirurgias. Hoje, a Santa Casa faz cerca de 40 cirurgias eletivas mês, ou seja, estamos enfrentando e vencendo filas. Portanto, esse hospital precisa de investimentos. Nós vamos ampliar a capacidade de urgência e emergência da Santa Casa, atendendo com mais dignidade a nossa população. Também vamos investir para dobrar nossas equipes e em compra de equipamentos”, declarou Edinho Silva, prefeito de Araraquara, em visita às obras.
Também no último dia 4 de junho, a Prefeitura formalizou à Santa Casa o repasse de R$ 1 milhão do Ministério da Saúde para a construção de duas salas cirúrgicas no Serviço de Oftalmologia da Santa Casa.
A Santa Casa é uma instituição privada e filantrópica, que completou 122 anos de fundação em 23 de fevereiro. São cerca de 300 mil atendimentos por ano, entre cirurgias, internações, consultas, diagnóstico por imagem, exames laboratoriais e tratamentos oncológicos, sendo de 75% a 80% de pacientes do SUS.