InícioNotíciasGeralRegião de Araraquara terá verão com chuvas mais intensas

Região de Araraquara terá verão com chuvas mais intensas

Defesa Civil prepara plano para diminuir impactos associados ao período chuvoso

 

As fortes chuvas que atingiram a região de Araraquara nesta segunda-feira (23) tendem a se repetir durante os meses de dezembro e janeiro, segundo a Defesa Civil.

A previsão foi alvo de discussão durante encontro estadual do órgão, em São Paulo. Segundo dados do Satélite Somar, chuvas intensas com grande volume pluviométrico serão comuns a partir do mês de dezembro, com a chegada do verão – estação com chuvas mais periódicas.

Se por um lado as precipitações podem regularizar a situação de mananciais e melhorar o abastecimento de água em muitos municípios, por outro pode desencadear situações como a registrada em São Carlos nesse início de semana, quando o córrego transbordou, inundou ruas e avenidas e  invadiu residências e estabelecimentos comerciais. Em Araraquara, também houve pontos de alagamento e quedas de árvores. 

 

Leia também:

Chuva acima da média provoca estragos na região

 

Defesa Civil prepara Plano

Em 1º de dezembro, a Defesa Civil dá início à Operação Verão, uma ação de gestão de risco com propósito de preservar vidas e reduzir os danos humanos, materiais e ambientais.

Com vigor até o dia 31 de março de 2016, a Operação engloba os Planos Preventivos da Defesa Civil, o PPDC, que reúne ações integradas entre diferentes órgãos dos governos estadual e municipal, além da própria comunidade com o objetivo de salvar vidas.

“Temos um plano preventivo que tem sido feito em todo estado desde 1988. Este ano, melhoramos as referências para dar ainda mais segurança e evitar que pessoas acabem morrendo em inundação ou alagamentos”, afirmou o Coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira, coordenador estadual da Defesa Civil. 

 

Novas plataformas 

A fim de otimizar a operação dos PPDCs e o monitoramento dos desastres naturais, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, em parceria com o Cedec/SP e o Exército Brasileiro, instalaram 706 plataformas de coletas de Dados Pluviométricos, conhecidas como pluviômetros automáticos em 222 municípios, que possibilitará a produção de alertas mais precisos sobre os riscos das cidades, beneficiando diretamente a população.

 

 

Sair da versão mobile