Ponto estratégico no mapa para o escoamento da produção do agronegócio e da indústria, o extremo oeste do estado, onde está parte da região turística Sol do Oeste, vai fortalecer destinos como Presidente Prudente e Presidente Epitácio. O plano do poder público e iniciativa privada é ampliar a busca pelos municípios não só para o turismo de negócios e turismo rural, mas também para o lazer, com opções de esportes náuticos, parques aquáticos e passeios culturais.
Se a região já acumula uma taxa de ocupação da rede hoteleira de 48% em 2022, próximo à média estadual, a sinergia entre as prefeituras, especialistas em turismo e empresas ligadas ao trade são o caminho para acompanhar as perspectivas do setor, que prevê a retomada de uma demanda aquecida, a partir do segundo semestre, de volta ao patamar existente no pré-pandemia.
Outros fatores serão determinantes para impulsionar a visitação a estes destinos. A tendência das viagens de carro em trajetos mais perto de casa e o ano repleto de “feriadões” tornam o período propício para propagar roteiros e buscar novos visitantes.
Em Prudente, durante o Fórum de Turismo do Oeste Paulista, foram pontuados alguns dos esforços necessários para projetar a região na rota do turismo paulista. “A cidade tem um ambiente plenamente favorável para impulsionarmos a atividade. E em 2023 vamos intensificar este trabalho de estímulo ao empreendedorismo no turismo. Já estamos com um projeto preparado e pronto para ser aprovado que vai colocá-la no rol dos municípios de interesse turístico do estado de São Paulo”, afirma Adolfo Padilha, secretário municipal de Turismo.
Ainda de acordo com o secretário, Prudente já é referência em um circuito de 12 municípios que compõem a Rota Sol do Oeste. “Além de contribuirmos com a abordagem técnica para ampliar o potencial regional para este filão da atividade econômica, somos uma cidade referência por ter um circuito intermodal formado por um aeroporto internacional e a Rodovia Raposo Tavares, fundamental para o nosso desenvolvimento”.