InícioNotíciasRenan Calheiros quer anistiar o “hacker de Araraquara”

Renan Calheiros quer anistiar o “hacker de Araraquara”

Senador afirmou que Walter Delgatti, que denunciou irregularidades na Lava Jato, mudou a história do país

O senador Renan Calheiros (MDB) utilizou as redes sociais para defender Walter Delgatti, o “hacker de Araraquara”, nesta quarta-feira (23). Segundo reportagem publicada pela Revista Fórum, a motivação para o fato seria a condenação de Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Delgatti foi o responsável por denunciar as ilegalidades e arbitrariedades cometidas pelo ex-juiz Sergio Moro (Podemos), Dallagnol (Podemos) e alguns procuradores.

“Walter Delgatti, o hacker que denunciou as delinquências da Lava Jato, mudou a história do país. Ele possibilitou as punições, ainda brandas, que estamos vendo e mostrou quem eram Sergio Moro, Deltan Dallagnol e sua turma. É hora de retomar o projeto que apresentei para anistiá-lo”, postou Renan Calheiros (leia matéria relacionada).

Dallagnol foi condenado a pagar indenização de R$ 75 mil (fora as correções) ao ex-presidente Lula (PT) pela apresentação de um Power Point, em 2016, que apontava o petista como chefe de quadrilha.

Greenhalgh lembra que Delgatti era defensor da Lava Jato, mas “tomou um choque de realidade”

Durante entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quarta-feira, Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado de presos políticos à época da ditadura, comemorou a condenação de Dallagnol e fez um alerta: “Isso só descortinou o pequeno véu do que há por trás das ações da Lava Jato”.

Greenhalgh acrescentou que torce para que o povo brasileiro tenha acesso à íntegra da Operação Spoofing. “É importante para mostrar como funcionavam as articulações da Lava Jato e da força-tarefa com Moro”.

O advogado destacou, também, o papel de Delgatti nas revelações feitas pela Operação Spoofing e lembrou uma curiosidade.

“O hacker era defensor da Lava Jato, fã do Moro e chegou a assistir uma palestra do Dallagnol em Ribeirão Preto. Ele gostou tanto do Dallagnol que decidiu entrar nos grupos dele. Foi então que teve um choque de realidade”, afirmou Greenhalgh.

Sair da versão mobile