InícioCidadesCidadeRetirada dos trilhos volta a ser discutida em Brasília

Retirada dos trilhos volta a ser discutida em Brasília

Obra poderá entrar no pacote de contrapartidas da RUMO para renovação da concessão ferroviária 

O tema da retirada dos trilhos da região central de Araraquara, iniciada há 10 anos com a construção do contorno ferroviário, foi retomada nesta quinta-feira (26). Pelo menos foi o que anunciou o prefeito Edinho Silva (PT), que esteve em Brasília em uma audiência pública no Tribunal de Contas da União (TCU). 

A nova tentativa de finalização das obras de retirada dos trilhos ocorre porque a União discute detalhes da renovação do contrato de concessão da malha ferroviária com a RUMO Logística, empresa que opera o setor também em Araraquara. Com isso, o TCU estabelece uma série de contrapartidas para a assinatura do novo contrato. 

A Prefeitura de Araraquara participou do evento e apresentou o projeto de construção da nova oficina de manutenção da RUMO como um desses compromissos, além de um novo posto de abastecimento. As obras estão estimadas em R$ 245 milhões. Caso seja confirmada, será a etapa definitiva do processo de desocupação de uma extensa área que separa o centro da região da Vila Xavier.

Edinho Silva saiu otimista do encontro. Em um pronunciamento em suas redes sociais, o prefeito disse que isso vai significar, primeiramente, a geração de novos empregos para a cidade em setor importante. “Com a construção da nova oficina e do novo posto de abastecimento, as composições não vão mais passar pelo antigo pátio, portanto, as obras serão construídas e toda aquela área será desativada. Assim, um novo debate será aberto na cidade para a ocupação daquele espaço”, disse o prefeito. 
 

 

Sair da versão mobile