A partir desta segunda-feira, 30 de junho, os pré-candidatos à Prefeitura de Araraquara serão sabatinados pela equipe do Jornal da Morada, sob o comando do jornalista José Carlos Magdalena. O Portal Morada também fará a cobertura das entrevistas, que serão feitas ao vivo, no estúdio da Rádio Morada do Sol, e transmitidas pela Morada FM (98,1), Morada AM (640) e pela internet (WWW.portalmorada.com.br). As entrevistas serão feitas às 10 horas da manhã, de acordo com datas previamente acertadas com os partidos políticos (veja abaixo).
O objetivo é promover o debate sobre os problemas da cidade e dar a oportunidade para que cada pré-candidato apresente suas ideias e soluções. “Será um debate franco. Vamos questionar cada uma das lideranças que já se apresentaram como postulantes ao cargo de prefeito de Araraquara. O cidadão vai ter a chance de conhecer melhor os pré-candidatos e começar a traçar uma opinião sobre o seu voto para as eleições de outubro”, afirma o jornalista Luís Antonio, da equipe de jornalismo.
O primeiro a ser entrevistado pelo programa será Orlando Mengatti, o Nino, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), já nesta segunda-feira (30). A série de entrevista segue toda segunda e quarta, até o dia 22, quando está prevista a última participação dos pré-candidatos, com a presença da vereadora Edna Martins (PSDB). Ao todo, oito postulantes ao cargo foram convidados.
Confira abaixo as datas das entrevistas:
30 de maio – Nino Mengatti (PSB) – Ex-secretário de Governo, ex-secretário da Educação e Segurança Pública do município de Araraquara. Postula sua primeira candidatura ao cargo de Prefeito.
01 de junho – Coca Ferraz (PSD) – Vice-prefeito de Araraquara e ex-coordenador da Mobilidade Urbana. Já concorreu em outras oportunidades ao cargo de prefeito e vice prefeito. Em 2010, concorreu como candidato a vice na chapa encabeçada pelo petista Aloisio Mercadante ao governo de São Paulo.
06 de junho – João Farias (PRB) – Vereador e ex-secretário da Habitação. Caso se confirme, será sua primeira candidatura ao posto de chefe do Executivo.
08 de junho – PSOL (a definir) – O partido, que já disputou a eleições de 2012 com a candidatura do sociólogo José Eduardo de Oliveira, o Vermelho, pretende lançar candidatura própria. O nome deve ser definido em encontro marcado para o dia 4 de junho.
13 de junho – Edinho Silva (PT) – Ex-vereador e ex-prefeito de Araraquara, também exerceu os cargos de deputado estadual e ministro da Comunicação Social do governo Dilma Roussef. Deve concorrer ao cargo pela terceira vez.
15 de junho – Doutor Lapena (PP) – Vereador em segundo mandato, postula sua primeira candidatura ao Executivo.
20 de junho – Aluízio Braz, Boi (PMDB) – Vereador em segundo mandato, foi presidente da Câmara de Araraquara e atuou no governo Barbieri como secretário de Governo, Esportes e Comunicação.
22 de junho –Edna Martins (PSDB) – Vereadora pela terceira vez, já ocupou a presidência da Câmara de Araraquara e deve disputar ao cargo pela segunda vez. Em 2008, concorreu ao Executivo, quando terminou em segundo lugar nas eleições que resultaram na vitória de Marcelo Barbieri, atual prefeito de Araraquara.

