Com um início arrasador e uma noite inspirada do jovem atacante Kaio Jorge, o Santos conseguiu a classificação para as semifinais da Copa Libertadores da América na noite desta quarta-feira (16) ao golear o Grêmio, por 4 a 1, na Vila Belmiro, em Santos.
Na partida de ida das quartas de final, realizada na semana passada, em Porto Alegre-RS, os dois times ficaram no empate por 1 a 1. O adversário do Santos na semifinal vai sair do confronto entre os argentinos Racing e Boca Juniors.
O ritmo que o Santos começou a partida foi alucinante. Logo aos 11 segundos, Kaio Jorge aproveitou bola mal recuada de Jean Pyerre para David Braz, tirou do goleiro Vanderlei e abriu o placar. Um minuto depois, Marinho escapou em velocidade e só não ampliou porque o goleiro gremista fez boa defesa.
A resposta do time gaúcho veio aos cinco. Diego Souza cruzou e Jean Pyerre, de frente para o goleiro, mandou por cima do travessão. O Grêmio tentava esboçar uma pressão, mas passou a dar espaços para o contra-ataque. E foi em um desse que o Santos ampliou aos 15 minutos.
Sandry lançou para Lucas Braga, que ganhou na velocidade de Orejuela e deu passe preciso para Marinho. Na marca do pênalti, o atacante bateu de primeira no ângulo de Vanderlei. E o Santos quase marcou o terceiro aos 26 minutos. Jobson ficou com a sobra dentro da área e mandou por cima.
O Grêmio por muito pouco não diminuiu aos 30. Matheus Henrique recebeu de Pepê e bateu firme. John Victor deu um leve desvio antes da bola explodir no travessão. Ainda antes do intervalo, Pepê chutou, a bola desviou na marcão e quase encobriu o goleiro alvinegro.
O Santos não diminuiu o ritmo depois do intervalo e movimentou o placar aos oito minutos. Sandry chutou forte e Vanderlei espalmou para a escanteio. Na cobrança, Kaio Jorge apareceu livre dentro da área e bateu de primeira. A bola bateu no travessão antes de entrar.
Com a vantagem conquistada, o técnico Cuca aos poucos foi poupando os jogadores mais desgastados. O lateral Felipe Jonatan e o atacante Marinho foram substituídos. Em busca pelo menos do gol de honra, o Grêmio tentava de maneira desorganizada. Pedro Geromel arriscou de longe e mandou para fora.
Aos 31, David Braz soltou a bomba em cobrança de falta e John Victor fez grande defesa. Na sequência, Diego Souza apareceu livre dentro da área e cabeceou para fora. De tanto insistir, o Grêmio diminuiu aos 35 minutos. Ferreira cruzou e Thaciano cabeceou firme sem chances para o goleiro santista.
A pouca esperança que o gol de Thaciano deu ao Grêmio acabou três minutos depois. Jean Mota cruzou na medida para o zagueiro Laércio cabecear firme e para dar números finais ao jogo.