O Santos assumiu a liderança do Brasileirão ao derrotar o Avaí por 3 a 1 na tarde deste domingo, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada. O time paulista fez uma partida segurou e aproveitou o tropeço do Palmeiras para ficar na primeira posição.
Com o resultado, o Santos chegou aos 29 pontos, contra 27 do Palmeiras. O Avaí, por sua vez, segue sem vencer na competição. O time catarinense é o lanterna, com cinco.
Podendo assumir a liderança do Brasileirão, o Santos não perdeu tempo e partiu para cima do Avaí. Logo aos oito minutos, Sánchez cobrou falta para dentro da área, Marquinhos afastou, mas viu a bola sobrar limpa para Derlis González. O paraguaio acertou um bonito chute para fazer 1 a 0.
O time paulista seguiu pressionando. Em cobrança de escanteio de Sánchez, Betão cabeceou nas costas de Richard Franco. A bola voltou e só não entrou, pois Lucas Frigeri fez um milagre. O Avaí só foi responder aos 17. Léo avançou pela direita, Bruno Sávio fez o corta-luz e João Paulo mandou para o gol.
Mas o Santos não deixou o Avaí crescer na partida. Aos 32 minutos, Soteldo passou por quatro marcadores e cruzou na cabeça de Sánchez, que subiu sozinho para fazer 2 a 1, quebrando com qualquer chance de reação da equipe catarinense.
No segundo tempo, o jogo foi mais equilibrado. O Santos teve o volume de jogo, mas foi ameaçar mesmo nos minutos finais. Aos 32, Felipe Jonatan aplicou belo chapéu em Betão e arriscou a finalização. A bola desviou em Pedro Castro e acabou enganando o goleiro Lucas Frigeri.
O Santos ainda pressionou no final, mas o goleiro do Avaí evitou um placar mais elástico, neste domingo, na Vila Belmiro.
Na próxima rodada, o Santos enfrenta o Goiás no domingo, às 11h, na Vila Belmiro, em Santos (SP). No mesmo dia, às 19h, o Avaí recebe o Botafogo na Ressacada, em Florianópolis (SC).