O São Paulo está eliminado nas quartas de final da Sul-Americana. Depois de perder no Equador pelo placar de 2 a 1, o time paulista venceu a LDU por 1 a 0 no Morumbi nesta quinta-feira (31) e levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, James Rodríguez perdeu e os equatorianos avançaram por 5 a 4.
Com a vaga garantida na semifinal, a LDU enfrenta o Defensa y Justicia, que eliminou o Botafogo na outra eliminatória. Quem vencer deste confronto, enfrenta o clube que avançar do outro duelo, entre Corinthians e Fortaleza.
O jogo começou com a LDU criando uma boa oportunidade. Logo no primeiro minuto, Alexander Alvarado finalizou forte pela direita e Rafael precisou cair para defender e mandar a bola para escanteio. Em partida com maior destaque para a marcação e o equilíbrio, o São Paulo só conseguiu chegar pela primeira vez aos 25, quando Calleri ganhou da marcação e chutou em cima de Domínguez.
A grande oportunidade da etapa inicial para os equatorianos aconteceu aos 29 minutos. Jhojan Julio ganhou da marcação em velocidade e puxou uma perigosa jogada de contra-ataque. Graças à boa recuperação de Lucas, ele não conseguiu avançar mais e parou em Rafael. Na reta final, Lucas chegou perto do gol após uma cobrança de falta que encobriu a meta dos visitantes.
O segundo tempo começou com um lance decisivo. Logo aos três minutos, o meio-campista Alexander Alvarado cometeu falta forte em Alisson e levou cartão vermelho direto. Com a LDU inteira no campo de defesa, o São Paulo cresceu na partida e acertou a trave aos 11 minutos, após cruzamento de Alisson. Na sobra, Arboleda mandou para longe da meta.
O São Paulo chegou muito perto de abrir o placar aos 25 minutos. Após grande tabela entre Luciano e Rato pelo lado direito, Calleri recebeu na pequena área para empurrar, mas errou o chute e acabou cometendo falta no goleiro. Depois de tanto pressionar, o gol saiu. Após cobrança de escanteio aos 31, Arboleda subiu mais que a defesa da LDU e finalizou com força. O goleiro Domínguez ainda tocou na bola, que balançou as redes do Morumbi.
O São Paulo continuou criando jogadas perigosas e pressionando a LDU. Calleri quase marcou aos 35 minutos, mas acabou parando no goleiro. De olho nos pênaltis, a LDU se fechou ainda mais e não apareceu no campo do time brasileiro. A decisão foi para os pênaltis.
Nas cobranças, Calleri e Paolo Guerrero abriram com 100%. Na segunda, James Rodríguez mandou para fora e Alzugaray colocou a LDU em vantagem. Lucas Moura, Lucas Beraldo e Wellington Rato converteram o restante, porém os equatorianos mantiveram o 100% com Mauricio Martinez, Quiñonez e Jhojan Julio e avançaram às semifinais por 5 a 4.