InícioEsporteSão Paulo x Ferroviária: Confira o retrospecto

São Paulo x Ferroviária: Confira o retrospecto

Equipe se enfrentarão neste domingo pela 75ª vez na história

Neste domingo, às 17 horas, o Estádio do Morumbi, na capital paulista, receberá o duelo de número 75 entre Ferroviária e São Paulo, que se enfrentam pela 9ª rodada do Paulistão 2018.
O retrospecto de confrontos entre os dois times apresenta uma boa vantagem para o Tricolor Paulista, que venceu 37 vezes contra 18 da Locomotiva e 18 empates. A Ferroviária fez 75 gols, enquanto o São Paulo marcou 120.

 

Primeiro encontro

O primeiro jogo da história entre Ferroviária e São Paulo ocorreu na tarde de um domingo, dia 23 de agosto de 1953, na Fonte Luminosa, em jogo amistoso que terminou empatado por 2 a 2. Um grande público lotou as arquibancadas para ver uma partida que teve um primeiro tempo alucinante, com os quatro gols ocorridos na mesma etapa. O afeano Vaguinho, em tarde inspirada, abriu o placar aos 24 minutos. O São Paulo empatou com Teixeirinha aos 37, mas aos 39 a Ferroviária voltou a ficar à frente do placar com outro gol de Vaguinho. Aos 41, Maurinho igualou o marcador para a equipe visitante.

 

Último duelo

O último duelo entre os dois times ocorreu no dia 15 de maio de 1996, último ano da Locomotiva na elite antes de ficar quase duas décadas longe da principal divisão estadual. Na ocasião, o São Paulo levou a melhor pelo placar de 2 a 0. O Tricolor decidiu mandar seu jogo no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, onde a torcida viu de perto a Ferroviária, mesmo encaminhada ao rebaixamento, dar muito trabalho ao time paulistano, que teve seus gols marcados por Valdir, aos 26 minutos do primeiro tempo, e André Luís aos 30 da etapa complementar.

 

Última vitória afeana

A última vez que a Ferroviária venceu o São Paulo foi no dia 8 de junho de 1995, pela penúltima rodada do Paulistão. Diante de um público de quase 10 mil torcedores na Fonte Luminosa, a Ferroviária levou a melhor com gol marcado por Otávio Augusto de cabeça aos 30 minutos do primeiro tempo. Na ocasião, o Tricolor do técnico Telê Santana atuou com nomes que viriam a marcar época no clube como Rogério Ceni, Júnior Baiano, Denilson, Palhinha, Caio e Dodô. A vitória salvou a Locomotiva do rebaixamento.

 

Jogadores que defenderam os dois times

Vários jogadores vestiram a camisa das duas equipes durante suas carreiras. São eles o goleiro Abelha e Getúlio; os laterais Fonseca e Marquinhos Capixaba; os zagueiros Carlinhos, Fernando Paolillo e Pixo; os volantes Élvio, Fernando Sátiro, Paulo Martins e Teodoro; os meias Ademir, Alex Cazumba, Aritana, Francisco Alex, Pimentel e Moratto; os atacantes Aílton Dias, Augusto, Baiano, Caiuby (que foi contratado, mas não chegou a jogar), Dejair, Faustino, Gomes, Grafite, Ismael, Itamar, Marcão, Ney, Nicanor, Paulo Krauss, Peixinho, Ponce De León, Róbson, Santo Cristo, Téia e Walter Zum-Zum.

 

 

Sair da versão mobile