No dia quinze de fevereiro de 2025, sábado, das 15h às 19h, acontecerá em Araraquara, no Cajuína Roça Maravilha, o Sarau do Ecompor, com entrada gratuita. Contará com oficinas de escrita e de pintura coletiva, além de palco aberto organizado para quem se sentir tocado a expressar-se artisticamente. Haverá venda de comidas e bebidas no local.
O Ecompor é um projeto de criação artística coletiva e de relação. Suas atividades vão desde oficinas, percursos e acompanhamentos até́ a produção de canções, poesias e pinturas. O desafio de conviver é seu principal motivo e a arte e a filosofia suas aliadas no processo de inventar situações em que se possa experimentar modos mais atentos e potentes de se estar no mundo, consigo e com as outras e outros.
Segundo Rodrigo Bottari, um dos responsáveis pelo projeto e um dos produtores do evento, junto com Cris Rosa, Raffa Paiva e Vinicius Zurlo, o Sarau “Ecompor Arte Coletiva” é uma celebração de quase dez anos de atividade em que poderemos encontrar pessoas afins, escutar canções do repertório do projeto, todas criadas coletivamente, escrever, ler e recitar poemas, partilhar ideias e provocações, pintar em grupo uma mesma tela e interagir. O palco aberto organizado é um convite para a expressão artística do público, por isso, entre em contato pelo Instagram @ecompor, para participar.
A banda do Ecompor também se apresentará para encerrar o Sarau, executando canções compostas coletivamente em atividades realizadas ao longo dessa última década de existência do Ecompor e em oficinas realizadas, através de projeto aprovado em edital municipal da Lei Paulo Gustavo, em escolas públicas e centros comunitários ao longo do ano de 2024. Essas oficinas aconteceram no Quilombo Rosa, centro comunitário no Valle Verde; Instituto Conviva Down, de Araraquara, e para alunos das escolas estaduais: Professora Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro, no Jardim dos Oitis; Professora Angelina Lia Rolfsen, no CECAP I; Professora Maria Isabel Rodrigues Orso, no Jardim Adalberto Roxo. Os participantes das oficinas são todos coautores das canções compostas e apresentadas pela banda.
Enfim, o evento é um momento de estar em relação com pessoas para um fazer artístico coletivo e para adentrar nesse universo criativo de infinitas possibilidades, com a oportunidade de conhecer um pouco mais algumas práticas colaborativas mediadas com delicadeza por artistas do projeto e, quem sabe, sair delas com coisas pra sentir e pensar em companhia.
O Sarau do Ecompor contará com medidas de acessibilidade. Além do local ter acessibilidade arquitetônica, como rampas de acesso, também terá intérprete de LIBRAS e monitoria especializada em acessibilidade. Contará também com um espaço kids para as crianças, com monitoria.
O Sarau faz parte do projeto “Ecompor Arte Coletiva” financiado pela Lei de Incentivo Cultural Paulo Gustavo e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura Municipal de Araraquara.
Serviço:
SARAU “ECOMPOR ARTE COLETIVA”
Data: 15/02/2025
Cidade: Araraquara (SP)
Local: Cajuína Roça Maravilha Araraquara
Endereço: Rua Boa Esperança do Sul, 679 – Bairro Quitandinha
Horário: Das 15 às 19h
Venda de comidas e bebidas no local
![](https://portalmorada.com.br/wp-content/uploads/2025/02/ecompor-fev-2025-800x800.jpeg)
![](https://portalmorada.com.br/wp-content/uploads/2025/02/ecompor-fev-2025-2-800x800.jpeg)