“Não existe caso confirmado de Covid-19 em Araraquara”. É dessa forma que a Secretaria Municipal da Saúde abre uma nota publicada na tarde desta sexta-feira (28), após uma onda de boatos sobre suspeitas da doença circularem pelas redes sociais.
O órgão afirmou que qualquer outra informação não passa de especulação, o que não colabora com as autoridades da área da saúde diante da iminente epidemia global da doença.
Entretanto, a secretaria informou que há uma pessoa residente do município que esteve em um país com registro de casos de contágio do vírus e que manifestou, nos últimos dias, sintomas semelhantes a um quadro gripal. “Por prevenção, seguindo o protocolo da OMS (Organização Mundial da Saúde), foi coletado material para realização dos testes de contágio do Coronavírus 19. Isso não significa a existência da doença no paciente, bem como nos seus familiares e pessoas do convívio que estão sendo monitoradas”, afirma a pasta.
Em um momento como o que vivenciamos, com riscos reais de uma epidemia no planeta, os alardes e especulações não colaboram com a saúde pública e geram pânico desnecessário, colocando em risco a organização do sistema público de saúde. “Se algum caso do Covid-19 for comprovado no Município, as autoridades de saúde pública irão se manifestar imediatamente e todas as medidas necessárias serão tomadas”, completa a nota.
São Paulo lança guia informativo sobre a doença
O governo de São Paulo também iniciou nesta sexta-feira (28) uma ampla campanha de conscientização e prevenção ao novo coronavírus.
A principal novidade é um manual digital, que poderá ser baixado gratuitamente por qualquer pessoa no hotsite www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus ou via QR Code e impresso. Uma central digital de combate a fake news também conta com material para livre compartilhamento por redes sociais e serviços de mensagem, como o WhatsApp.
“A comunicação ajuda a serenar ânimos e informar corretamente sobre a doença e como preveni-la. Informação correta neste momento é fundamental. Uma informação incompleta pode provocar busca desenfreada pelos serviços de saúde desnecessariamente”, afirmou o governador João Doria.
A produção do guia e a criação da central virtual para combate a notícias falsas foi coordenada pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado e pelo Centro de Contingência de coronavírus em São Paulo. Há três dias, São Paulo confirmou o primeiro paciente brasileiro contaminado com o vírus após uma viagem à Itália.
A cartilha também terá versões em outros quatro idiomas: inglês, espanhol, italiano e chinês. A partir da próxima semana, versões impressas do guia serão distribuídas a pessoas que chegam do exterior ao Brasil pelo aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, e pelo porto de Santos, o maior da América Latina.
Canais oficiais do Governo de São Paulo
Hotsite coronavírus: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/
Portal do Governo: www.saopaulo.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/governosp
Twitter: www.twitter.com/governosp
Instagram: www.instagram.com/governosp
Flickr: www.flickr.com/governosp
SoundCloud: www.soundcloud.com/governosp
Vimeo: www.vimeo.com/governos