A Secretaria Municipal de Saúde está reorganizando a vacinação contra a Covid-19 e, a partir de segunda-feira (18), as pessoas de 12 anos ou mais poderão buscar as doses em qualquer uma das 34 unidades básicas de saúde do município e no Sesa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.
Já a vacinação das crianças de 5 a 11 anos continuará nas unidades de saúde habituais, que são Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, América e Hortências e Sesa, de segunda a sexta-feira, também das 8 às 12 horas.
Ainda na unidade do Sesa, continuará sendo priorizado o atendimento das pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico, com distribuição diária de 100 senhas, de segunda a sexta, das 8 às 12 horas.
"Estamos reorganizando para atender melhor a atual demanda. Hoje estamos aplicando todas as doses dos imunizantes, sendo que o segundo reforço, ou quarta dose, está sendo feita nas pessoas com mais de 40 anos e os adolescentes de 12 a 17 anos estão recebendo a terceira dose. Ainda aguardamos a entrega da grade de imunizantes pelo Estado para iniciar a quarta dose das pessoas de 35 anos ou mais. E as crianças continuarão sendo atendidas nos polos habituais neste momento, porque a demanda desse público está baixa e, concentrando os imunizantes nessas unidades, vamos evitar desperdício de doses", explica Eliana Honain, secretária municipal de Saúde.
Ela volta a reforçar a importância de as pessoas manterem o esquema vacinal contra a Covid atualizado.
"A vacina é comprovadamente a arma que temos contra as formas mais graves da doença. A adesão à vacina em Araraquara é muito boa e a maioria da população já entendeu que é muito importante ficar atenta ao esquema vacinal e buscar as doses que estão disponíveis para sua faixa etária. Mas ainda temos faltosos e essas pessoas devem procurar as unidades de saúde e se imunizarem", destaca Eliana, mais uma vez.
De acordo com os números da Secretaria de Saúde, Araraquara tem hoje 11.605 faltosos da 2ª dose e 47.611 faltosos de 3ª dose e doses adicionais.
De acordo o Vacinômetro, ferramenta do governo estadual que contabiliza as doses aplicadas nos municípios paulistas, foram aplicadas no município 622.310 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 220.773 da primeira dose, 216.528 da segunda dose e dose única, 143.826 de terceira dose e 41.183 de quarta dose. Isso significa que 95% da população tomaram vacina (primeira dose ou única), 90% estão imunizados (com duas doses ou única), 60% já receberam a terceira dose e cerca de 23% receberam a quarta dose.
Serviço
Vacinação contra a Covid-19
De segunda a sexta, das 8 às 12 horas
– Pessoas com 12 anos ou mais
Todas as 34 unidades de saúde do município e Sesa (distribuição de 100 senhas)
– Crianças de 5 a 11 anos
Unidades de Saúde do Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, América, Hortências e Sesa (distribuição de 100 senhas)
– Pessoas imunossuprimidas, com HIV, transplantadas e em tratamento quimioterápico
Sesa (com distribuição diária de 100 senhas)