Nesta segunda-feira, dia (03) de janeiro, a demanda por atendimentos na UPA da Vila Xavier voltou a registrar crescimento em Araraquara. Este fator é explicado devido ao elevado número de pessoas com síndromes gripais.
Desde o início da pandemia, a unidade é referência para o atendimento de síndromes gripais. O local também realiza a testagem para a covid-19 de pessoas sintomáticas.
Perante o ocorrido, a Secretaria da Saúde do município estuda ampliar os locais para atender contaminados a fim de reduzir filas e tempo de espera. A instalação de tendas na UPA será realizada para abrigar a população que procurar a unidade.
Também será analisada a ampliação do atendimento nas unidades básicas para que a demanda existente seja suprida, bem como aumentar a testagem de assintomáticos em outros pontos da cidade.
Vacinas auxiliam no combate aos casos graves da doença
Diante deste cenário, a Secretaria da Saúde ressalta a importância da vacinação como medida combativa frente ao Coronavírus.
“As pessoas têm positivado para a Covid-19, mas a vacinação não permite que a doença evolua para casos mais graves”, afirma doutora Eliana Honain. (veja entrevista completa abaixo ou clique aqui)
Sendo assim, para que haja diminuição das contaminações, é imprescindível que a população continue se vacinando, usando máscaras, higienizando as mãos, evitando ambientes aglomerados e seguindo todas as recomendações prescritas.
Em meio ao alto índice de contaminação, Araraquara não registrou nenhum caso da gripe H3N2
Em acordo com a prefeitura, a UNESP futuramente fará a testagem de pessoas com síndromes gripais negativadas para Covid-19 com a intenção de promover acompanhamento dos casos de gripe no município.