InícioNotíciasCoronavírusSaúde inicia aplicação de 2ª dose contra Covid-19 nas crianças

Saúde inicia aplicação de 2ª dose contra Covid-19 nas crianças

Imunização começa nesta terça-feira (22), nos 5 polos de vacinação da cidade de Araraquara

De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, foram aplicadas cerca de 13.3 mil doses da vacina contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos no município, de um total estimado em 17.706, ou seja, a vacinação já alcançou 75% das crianças. Fato este que coloca a cobertura vacinal de Araraquara acima da média registrada no Estado de São Paulo, que está em torno de 60%.

A vacinação infantil em Araraquara começou em 25 de janeiro com aplicação do imunizante da Pfizer, nas crianças com 5 anos; e da Coronavac, nas crianças de 6 a 11 anos. Já a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 no público infantil terá início nesta terça-feira (22). Para aquelas que tomaram a Coronavac, o intervalo entre uma dose e outra é de 28 dias. No caso da Pfizer, as crianças devem respeitar o intervalo de 56 dias para tomar a 2ª  dose.

A data para receber a 2ª dose pode ser consultada na carteirinha de vacinação. Ao chegar o dia indicado para aplicação do imunizante a criança, acompanhada por um adulto responsável, deve se dirigir a uma das 5 unidades de saúde que oferecem os serviços.

POLOS DE VACINAÇÃO:

Horário: Das 8 às 15 horas, de segunda a sexta-feira.

Unidades de Saúde – 1ª e 2ª doses.

– Iguatemi.

– Melhado.

– Adalberto Roxo.

– Jardim América.

– Unidade do Sesa (100 senhas diárias para crianças).

É importante ressaltar que, para receber o imunizante, a criança deve realizar:

– Apresentação de comprovante de endereço, do RG, CPF ou Cartão SUS.

-Caso não esteja acompanhada pelo responsável é necessário levar o termo de assentimento devidamente preenchido.

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO 

De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, as vacinas são a melhor forma de se evitar mortes e sequelas graves causadas por doenças transmissíveis. Manter a atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes é indispensável para que estes possam se desenvolver em plenitude.

O Brasil já registrou, até o momento, mais de 1.400 mortes de crianças entre 0 a 11 anos em virtude da Covid-19. Cabe lembrar que, apesar das proporções de agravamento e óbitos serem inferiores aos observados em adultos, as crianças também adoecem por Covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves da doença, bem como evoluírem para o óbito. Por isso, a inserção da vacinação contra Covid-19 ao calendário do PNI (Programa Nacional de Imunização) é um marco importante no controle da pandemia e na preservação da saúde das crianças.

Sair da versão mobile