A Seleção Brasileira de Basquete Feminino Sub-18 já está em Araraquara, onde fará a primeira etapa da preparação para a Copa América, que será realizada entre os dias 3 e 7 de fevereiro, em Cáli, na Colômbia, em busca de uma das duas vagas no Mundial sub-19 da categoria, que ainda não tem data confirmada.
Entre as convocadas estão a armadora Beatriz Aneas e a ala/armadora Bianca Darrigo Soares, do Sesi Araraquara. Daniel Wattfy, técnico do time araraquarense, é o treinador convidado no período de treinos.
A delegação comandada pelo técnico João Camargo Neto desembarcou na cidade na última segunda-feira (18) e todos os treinos, tanto físicos quanto as atividades com bola, são realizados no Sesi, na Vila Xavier.
Antes de iniciar os treinos, todas as meninas passaram por teste PCR e todas testaram negativo. No hotel, elas ficam em um andar separado, sem nenhum contato com outros hóspedes. Antes de entrar no ginásio, todas as atletas têm suas temperaturas aferidas e passam por uma estação de álcool gel. Bolas e aparelhos de academia também são sistematicamente higienizados.
O torneio
Por conta da pandemia da Covid-19, a Copa América, que seria disputada em 2020, foi adiada para este ano e com isso, meninas nascidas no ano de 2002 poderão jogar.
A competição conta com a participação de Brasil, Argentina, Colômbia, Porto Rico, República Dominicana e México. Ela será disputada em formato de hexagonal e todos os clubes se enfrentam.
A Seleção Brasileira treina com 15 atletas em Araraquara e no dia 31, um total de 12 jogadoras viaja para a Colômbia. "Não podemos subestimar ninguém. Faremos de tudo para o Brasil voltar a mais uma Mundial de categoria de base", assegurou o técnico João Camargo ao site da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB).