InícioCultura+CulturaSemana Luis Antônio: inscrições abertas para residência sobre crítica teatral

Semana Luis Antônio: inscrições abertas para residência sobre crítica teatral

Residência será realizada 14, 17, 19 e 21 de junho no Auditório da Faculdade de Ciências e Letras UNESP, com 20 vagas; interessados podem se inscrever até o dia 07 de junho

A 36ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa (SLAMC) está chegando: será realizada no período entre 14 e 23 de junho com diversos espetáculos e também ações pedagógicas, além dos clássicos “Cafés de Investigação”. A programação gratuita já iniciou as inscrições para a residência “Crítica Teatral: poética do olhar, reflexão e disponibilidade para estar junto”, com Guilherme Diniz.

A residência “Crítica Teatral” será realizada nos dias 14, 17, 19 e 21 de junho, das 14h às 17h, no Auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras – UNESP Câmpus de Araraquara. São 20 vagas oferecidas e os interessados podem se inscrever até o dia 07 de junho.

Guilherme Diniz (@ogui.diniz) retorna a SLAMC com esta residência gratuita em Crítica Teatral para exercitar o olhar e a escrita sobre os trabalhos cênicos como um ato político, reflexivo e criativo. Os encontros irão estimular indagações sobre como a crítica pode tecer narrativas, memórias e perspectivas que questionem as cenas, seus discursos e suas relações com o mundo.

“Ano passado tivemos essa atividade em formato de oficina e foi um sucesso, gerou textos que se tornaram memórias sobre os espetáculos e a 35ª edição da SLAMC. Esse ano será ainda melhor!”, aposta Viccy Ferrari, curadora da SLAMC 2024.

Guilherme Diniz é professor, pesquisador e crítico teatral. É mestre em Estudos Literários (FALE/UFMG) e doutorando em Literatura Brasileira pela mesma instituição. É coeditor do site Horizonte da Cena (MG) e membro da Associação Internacional de Críticos Teatrais (IACT/AICT). Já atuou em distintos festivais de teatro pelo Brasil. Atualmente integra o júri do Prêmio Shell de Teatro.

A residência é direcionada para espectadoras (os), estudantes, pesquisadoras (es), artistas e demais pessoas interessadas no exercício da crítica em suas dimensões criativas e reflexivas, sendo necessário disposição – e não experiência – para experimentar a escrita.

Viccy lembra que durante a 36ª SLAMC, as críticas serão publicadas no site da Prefeitura de Araraquara e, depois, todas as críticas produzidas nas 35ª e 36ª SLAMC serão compiladas para publicação em e-book com organização do professor Paulo Andrade, da FCLAr-UNESP.

A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão e produção da APAA. Tem o apoio do Sesc Araraquara, do Senac, do SESI, da Unesp, da PROEC – Pró Reitoria de Extensão Universitária e Cultura, da FCLAr – Faculdade de Ciências e Letras, do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários e do CAC – Centro Ação Cultural.

O Auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Câmpus de Araraquara, está localizado na Rodovia Araraquara Jau, km 1, no Campos Ville.

SERVIÇO:

36ª Semana Luís Antonio Martinez Corrêa

Inscrições abertas para a residência “Crítica Teatral: poética do olhar, reflexão e disponibilidade para estar junto”, com Guilherme Diniz

Link para inscrição: bit.ly/slamc_residencia


Dias: 14, 17, 19 e 21 de junho
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório da Biblioteca da Faculdade de Ciências e Letras – Câmpus UNESP de Araraquara (Rodovia Araraquara Jau, km 1 – Campos Ville)

Grátis – 20 vagas

Sair da versão mobile