InícioEsporteBasqueteSesi Araraquara é campeão da Liga Sul-Americana de Basquete

Sesi Araraquara é campeão da Liga Sul-Americana de Basquete

Equipe araraquarense levou a melhor sobre time uruguaio e levantou a taça inédita para o esporte da cidade

O Sesi Araraquara é o melhor time feminino de basquete da América do Sul! Na noite deste domingo (16), o time araraquarense venceu o Aguada do Uruguai por 87 a 69 na final realizada na Ueno COP Arena, em Assunção, no Paraguai, e levantou a taça da Liga Sul-Americana de Basquete Feminino, torneio que reuniu os campeões de cada país da América do Sul.

Essa é a primeira vez que um time de basquete de Araraquara conquistou um título continental, feito que já havia sido alcançado pelo futebol feminino da Ferroviária, bicampeão da Libertadores (2015 e 2020).

Na final deste domingo, o time uruguaio começou melhor o jogo e abriu seis pontos nos primeiros minutos, mas rapidamente a equipe araraquarense virou o marcador e fechou primeiro quarto em 23 a 18. No segundo tempo, a superioridade brasileira permaneceu e o Sesi Araraquara concluiu a partida com a vitória por 87 a 69, para alegria das atletas e comissão técnica no Paraguai e de quem torceu pelo basquete brasileiro.

A ala/pivô Emanuely, do Sesi Araraquara, foi eleita a melhor jogadora da final ao marcar 22 pontos e mostrar maior eficiência. Outros destaques do time araraquarense foram a ala/pivô Vitória Marcelino, com 16 pontos, a pivô Letícia Josefino, com 13, a ala Jaqueline, com 12, e a pivô Érika, com 10. Letícia marcou duplo-duplo, também com 13 rebotes. A cestinha do jogo foi a ala/armadora Agustina Marin, do Aguada, autora de 28 pontos.

O Sesi Araraquara assegurou sua vaga na Liga Sul-Americana ao ser campeão brasileiro no ano passado com o título da Liga de Basquete Feminino (LBF). Comandado pelo técnico João Camargo, o time iniciou sua campanha no torneio continental com uma vitória sobre o Ambato Soldiers (Equador) por 83 a 52. Na segunda rodada, venceu a Universidad de Chile por 75 a 47. No terceiro compromisso, a equipe acabou derrotada pelo Félix Pérez Cardozo (Paraguai) pelo placar de 80 a 75. Com essa campanha, a equipe araraquarense terminou a primeira fase na segunda colocação do Grupo A, atrás do próprio time paraguaio. Na semifinal, realizada neste sábado (15), passou pelo Obras Sanitarias (Argentina) pelo placar de 59 a 50.

Após a conquista inédita, o time araraquarense voltará suas atenções para as quartas de final da Liga de Basquete Feminino (LBF), o campeonato brasileiro da modalidade, onde enfrenta o Blumenau-SC em série melhor de três jogos. No primeiro duelo, realizado em Blumenau-SC, o Sesi levou a melhor pelo placar de 74 a 66. O segundo jogo acontece na próxima sexta-feira (21), às 21h no Gigantão. Se houver a necessidade, o terceiro jogo será realizado no Gigantão no domingo (23), às 11h.

Fotos: Fiba Américas

Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.

Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br

Sair da versão mobile