O Sesi Araraquara se prepara para a temporada 2025 com a missão de manter sua hegemonia no basquete feminino. Atual campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF) e da Liga Sul-Americana, o time araraquarense aposta na continuidade da base do elenco e na valorização das categorias de base para seguir entre as principais equipes do país.
À frente do projeto está o técnico Fábio Appolinário, que retornou ao comando da equipe no final do ano passado. Em sua primeira passagem pelo Sesi, em 2021, ele conduziu a equipe à conquista do Campeonato Paulista. Agora, sua missão é dar sequência ao projeto que se tornou um dos mais vencedores do Brasil dentro da modalidade.
Em entrevista ao Portal Morada, Appolinário destacou que a preparação segue conforme o planejado, com as atletas passando por testes e avaliações antes do início dos treinos táticos. “Fizemos um planejamento para a temporada 2025 e tudo vai caminhando perfeitamente como o planejado. A comissão técnica tem conversado bastante com as atletas para que cada uma entenda suas funções dentro da equipe. Isso é muito importante”, afirmou o treinador.
Sobre a nova edição da LBF, Appolinário prevê uma disputa muito acirrada. “Com certeza, essa temporada da LBF vai ser mais equilibrada. No ano passado, havia um favoritismo maior para o Sesi Araraquara e o Sampaio, mas neste ano outras equipes se reforçaram bastante e também brigam pelo título. O campeonato será muito mais disputado”, analisou.
O Sesi Araraquara passou por algumas mudanças no elenco. As pivôs Tati Castro e Thailane Viana, a ala Jeanne, a ala/pivô Izabela Andrade e a ala/armadora Bianca Soares não fazem mais parte do time. Por outro lado, o clube contratou a ala/pivô Evelyn e a ala Glenda, esta última vinda de Portugal e que chegará para o segundo turno. A situação da pivô Aline Moura, que atualmente joga no Beroe, da Bulgária, ainda está indefinida, mas a diretoria tem interesse em seu retorno.
Apesar das mudanças, a equipe conseguiu manter uma base sólida, com nomes importantes como Maila Ciciardi, Débora Costa, Gabriella Sossô, Jaqueline de Paula, Emanuele de Oliveira e Vitória Marcelino. Além disso, Appolinário reforçou o compromisso do Sesi com a formação de novas jogadoras. “Um dos principais objetivos do Sesi é revelar novas atletas e dar oportunidade para as meninas das categorias de base. Este ano, incluímos uma nova categoria sub-16, o que fortalece ainda mais esse trabalho”, destacou o técnico.
Com uma estrutura consolidada e um planejamento focado na evolução do elenco, o Sesi Araraquara entra na temporada 2025 com ambições altas. O desafio de manter o time no topo do basquete feminino nacional promete ser árduo, mas a equipe já demonstra estar pronta para encarar mais um ano de disputas e buscar novas conquistas.
A Liga de Basquete Feminino, que terá início em março, divulgou no final de janeiro os times que estarão na disputa da LBF 2025. A competição seguirá com 11 equipes, assim como na temporada passada, e terá, entre elas, três novidades para esta que será a 15ª edição da Liga (clique aqui para conferir).
Fotos: Nádia Salmeron / Sesi Araraquara
Para receber notificações de notícias como esta, e não perder nossos conteúdos mais relevantes, faça parte da Comunidade no WhatsApp do Portal Morada – Araraquara e Região clicando aqui.
Leia mais notícias sobre Araraquara e Região em www.portalmorada.com.br.