InícioCultura+CulturaSexta-feira (29): programação do FIDA é realizada na FCL UNESP

Sexta-feira (29): programação do FIDA é realizada na FCL UNESP

Atividades começam pela manhã com a Conversa Selvagem - Cena Indígena "Políticas, Medicinas e Danças da Floresta”; à noite tem o espetáculo “M@Ri - @ Forç@ Y@Nom@Mi”

Na sexta-feira (29), as atividades se concentram na FCL – UNESP, com: a Conversa Selvagem – Cena Indígena: “Políticas, Medicinas e Danças da Floresta” em dois horários no Anfiteatro B para as rodas de conversas: das 10h às 13h; das 14h às 16h e mais o compartilhamento e elaboração de Manifesto das 16h às 18h para os dois grupos. As inscrições para a atividade devem ser efetuadas pelo link: https://bit.ly/cena-indigena .

Às 19h tem Cena Insolente, com o espetáculo “M@ri – Forç@ Yanom@mi”, com Denny Neves e convidadas, sem necessidade de retirada de ingressos.

A 23ª edição do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara, entre os dias 22 e 30 de setembro, apresenta o tema “Dançar sonhos manifestos”, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio: Unesp, Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Prefeitura de Matão, Casa Pipa, UFBA – Universidade Federal da Bahia, Novo Hotel Municipal e Amigos da Arte. O evento é realizado com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA.

O festival apresenta programação gratuita com atividades que focam em ações formativas, espetáculos locais, espetáculos nacionais e internacionais, com a curadoria compartilhada entre Ailton Krenak – liderança indígena, escritor, pensador e membro da Academia Mineira de Letras – e a artista-docente Gilsamara Moura – atual vice-diretora da escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Mais informações: www.araraquara.sp.gov.br/fida e redes sociais FIDA (instagram.com/fidaararaquara e facebook.com/FIDAARARAQUARA ).

  • Programação:

10h às 13h / 14h às 16h / 16h às 18h:

Conversa Selvagem – Cena Indígena “Políticas, Medicinas e Danças da Floresta” (Grupo de Trabalho, Roda de Estudos, Compartilhamento e Elaboração de Manifesto)

Local: Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara, UNESP

Nesta tarde de Conversa Selvagem as “Políticas, Medicinas e Danças da Floresta” são temas principais de partilha com os participantes ao longo de Grupos de Trabalho, Roda de Estudos, guiados pelas lideranças indígenas.

Ao longo desse dia de compartilhamento de experiências por diferentes espaços do Câmpus estudantil, o momento de finalização será a reunião dos grupos em torno da elaboração de um manifesto, resultado dos temas em debate, em uma reflexão sobre esperança, força, resistência e sonhos.

Com: Nádia Akawã Tupinambá (BA), Cacique Ramon Tupinambá (BA), Maria Flor Guerreira (MG), Patrícia Santos (DF), Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL), Aratamã Kariri Xocó (AL)

– Gratuito! Para participar dos grupos de estudos, faça a sua inscrição através do link: https://bit.ly/cena-indigena

19h: Espetáculo “M@Ri – @ Forç@ Y@Nom@Mi”, com Denny Neves e convidadas

Local: Anfiteatro B da Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara, UNESP

Cravejado de “arrobas”, o título do espetáculo propõe uma provocação metafórica, considerando que o símbolo eletrônico @ serve para dizer onde o usuário está, que o indivíduo ou coletivo está dentro. A XXIII edição do FIDA, ao apresentar como provocação o tema: “DANÇAR SONHOS MANIFESTOS”, compartilha poéticas e estéticas de danças que se mobilizam por meio dos sonhos. A palavra mari em Yanomami também significa sonho. Nessa “Arriação Coreopolítica de Chão”, buscamos diálogos, experiências e sonhos como chances de habitar outros mundos, encontrar outros seres e mobilizar-se pelo desejo dos outros. Manifestos como materialização de insolências, afirmando que, o que nos resta, é sonhar futuros outros: Com o que você sonha? Que danças você manifesta? M@RI – @ FORÇ@ Y@NOM@MI é uma afirmativa de que os povos yanomamis sempre (re)existiram aos ataques políticos, capitalistas e ambientais e, dentre esses, à projetos genocidas.

Ficha técnica:

Uma Arriação Coreopolítica na guiança de Denny Neves.

Artistas convidados:

Intérpretes criadoras: Luzinete Silva, Sabrina Kelly e Joana Zambrano.

Músicos: Maria Eduarda Lima e Davi Ferreira

Cenografia: Raquel Bonazzi

Técnicos: Evandro Cavalcante

Produção executiva: Alexandre Julianetti

Classificação indicativa: livre

Duração: 50 minutos

SERVIÇO:

FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara 2023

Data: 29 de setembro (sexta-feira)

Programação:

10h às 13h / 14h às 16h / 16h às 18h:

Conversa Selvagem – Cena Indígena: “Políticas, Medicinas e Danças da Floresta” (Grupo de Trabalho/Estudos), com Nádia Akawã Tupinambá (BA), Cacique Ramon Tupinambá (BA), MariaFlor Guerreira (MG), Patrícia Santos (DF), Cacique Yradzú Kariri Xocó (AL), Aratamã Kariri Xocó (AL)

Local: ANF B e espaços abertos (UNESP) – Rod. Araraquara Jaú, km 1

19h: Cena Insolente – Espetáculo “M@ri – Forç@ Yanom@mi”, com Denny Neves e convidadas

Local: ANF B, espaços abertos e Espelho d’água (UNESP) – Rod. Araraquara Jaú, km 1

Inscrições: https://bit.ly/cena-indigena

Grátis

Sair da versão mobile