Interditado desde o início do ano para reformas, o Teatro Municipal de Araraquara está, na visão dos araraquarenses, em estado de abandono.
As obras de recuperação na parte interna já começaram. No entanto, devido ao alto custo e a falta de recursos, a execução será feita por etapas. A primeira etapa contemplou a retirada das cadeiras do auditório principal, o carpete e o lambril (revestimento acústico de madeira que fica nas paredes) para ser feita uma barreira química.
O entorno do Teatro também enfrenta uma situação precária. As duas escadas laterais, há nos desativadas, tornaram-se abrigo de usuários de droga e moradores de rua. A sujeira é visível no local, assim como em toda a área verde e acessos aos camarins.
Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Araraquara afirma que “está com uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizando a recuperação do Teatro, que hoje se encontra interditado por falta de manutenção por anos”. As obras foram iniciadas pela parte interior do prédio e, após esse processo, devem passar para a área extrema.
Quanto a presença de moradores de rua e dependentes químicos, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social afirma que realiza monitoramentos frequentes naquela região. “Quando é identificado o caso de algum morador em situação de rua no local, é feita a oferta de acolhimento para o Centro Pop ou Casa Transitória, desde que a pessoa aceite a abordagem da equipe”.
“A Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública também realiza rondas frequentes ao local, assim como acompanhamento pela Central de Videomonitoramento. Em relação ao mato alto, ao Daae tem feito limpeza constante e manutenção periódica em todas as praças públicas, e ontem foi iniciado o serviço de roçada no Teatro Municipal, assim como nos canteiros do entorno”, afirma a nota.