InícioNotíciasCoronavírusSupermercados limitam quantidade de itens essenciais por cliente

Supermercados limitam quantidade de itens essenciais por cliente

Mesmo com apelos de autoridades para que as aglomerações sejam evitadas, população lota supermercados

Alguns supermercados de Araraquara começaram a limitar a quantidade de produtos por clientes para evitar o desabastecimento de itens essenciais. Mesmo com o apelo de autoridades para que não haja aglomeração de pessoas e as garantias que não há risco de desabastecimento, os supermercados e atacadistas seguiram lotados.

O movimento começou a crescer no início da semana, quando as primeiras medidas contra o coronavírus começaram a ser anunciadas, como a suspensão das aulas, e, mesmo com alguns municípios restringindo o funcionamento do comércio, os supermercados permaneceram lotados.

Com isso, produtos como arroz, feijão e leite tiveram a venda limitada em alguns estabelecimentos de Araraquara.  Na última quinta-feira, representantes do setor comercial de Araraquara se reuniram com o prefeito Edinho Silva  e reforçaram que não há risco de desabastecimento de alimentos nos supermercados e que os moradores não devem correr até esses estabelecimentos para estocar produtos em casa.
 

Covid-19: governo declara transmissão comunitária em todo o país

O Ministério da Saúde publicou portaria nessa sexta-feira (20) decretando o estado de transmissão comunitária do novo coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil. Com isso, as orientações para locais nessa modalidade de forma de disseminação do vírus passam a valer em todo o país.

A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas.

Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outro país). As situações de transmissão comunitária significam que o vírus está mais disseminado, demandando cuidados mais efetivos.

Quando há transmissão comunitária, agora em todo o país, a orientação é de isolamento por duas semanas de pessoas com sintomas e das que moram no mesmo espaço de quem apresentou sinais da infecção. Isso implica ficar definitivamente em casa e evitar a todo custo não apenas aglomerações, como a circulação fora de casa.

*Com informações da Agência Brasil

 

Sair da versão mobile