InícioCidadesCidadeTeatro Wallace recebe plenária temática de Mulheres neste sábado

Teatro Wallace recebe plenária temática de Mulheres neste sábado

Espaço será aberto para que a população apresente sugestões de políticas públicas para a cidade

As plenárias temáticas do OP (Orçamento Participativo) têm sequência neste sábado (3), com o encontro sobre Mulheres, às 14h, no Teatro Wallace Leal Valentim Rodrigues (Avenida Espanha, nº 485, Centro). O prefeito Edinho e secretários irão participar da atividade.

Assim como nas outras plenárias, o espaço será aberto para que a população apresente sugestões de políticas públicas para a cidade (neste caso específico, relativas às mulheres). Após votação do público presente na plenária, a prioridade escolhida será incluída no orçamento de 2018 para ser realizada pela Prefeitura.

“É um momento muito importante para todas as mulheres de Araraquara participarem. Todas devem se sentir convidadas. É nossa oportunidade de dialogar com o poder público, levar nossas demandas e votar uma política pública que será prioridade para as mulheres no ano que vem”, diz a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Amanda Vizoná.

As mulheres recebem atenção especial na atual gestão. Após a inauguração do novo Centro de Referência da Mulher “Heleieth Saffiotti”, em março, o número de mulheres atendidas dobrou, segundo a coordenadora. O novo local, melhor localizado, fica na Rua Comendador Pedro Morganti (Rua 11), nº 2231, no Centro.

 “Tem as mulheres que passam pela Delegacia da Mulher para fazer o Boletim de Ocorrência e nós vamos até elas, entramos em contato para oferecer o acolhimento, o atendimento psicológico gratuito e todo o acompanhamento jurídico necessário, mas também tem as mulheres que chegam até nós sem passar pela Delegacia da Mulher e a gente faz o mesmo acompanhamento”, explica Amanda.

O medo ainda impede muitas mulheres de denunciar agressões e abusos físicos e psicológicos. “Muitas vezes, elas não querem fazer a denúncia e ficam com a gente [no Centro de Referência] mesmo assim, porque precisam de um acolhimento, de ter com quem conversar”, revela a coordenadora.
 
Temáticas
As primeiras plenárias temáticas realizadas pelo OP foram de Juventude, LGBT, Igualdade Racial e Pessoas com Deficiência.

Os jovens escolheram como prioridade a revitalização de áreas públicas para o desenvolvimento de programas culturais e esportivos. Na plenária LGBT, venceu a implantação de um Centro de Referência LGBT em Araraquara.

A prioridade escolhida no encontro sobre Igualdade Racial foi a destinação exclusiva de recursos para o fundo de combate ao racismo. Na última temática, de Pessoas com Deficiência, o tema mais votado foi a criação de um Centro Dia especializado.

Além da plenária sobre Mulheres, neste sábado (3), as próximas temáticas serão dos Idosos (10/06, às 9h, no Teatro Wallace) e da Plenária da Cidade (28/06, às 19h, no Clube 27 de Outubro).

 

Sair da versão mobile