Três atletas do handebol masculino da Fundesport/Araraquara foram dispensados da equipe nesta quarta-feira, dia 01, pelo técnico do time, que é suspeito de praticar irregularidades no comando do grupo.
Na manhã de hoje, em mensagem de celular, o treinador disse que não tem mais clima para manter os denunciantes na equipe. “Então não quero que venham ao treino. Estou pedindo com educação”, ressalta o técnico. E afirma que a Fundesport está de acordo com a decisão. “Eu sou o técnico e quem define sou eu quem treina ou não. E a Fundação está sim de acordo. Não tenho mais nada a falar”, finaliza.
Em setembro de 2016, esses jogadores procuraram a Secretaria Municipal de Esportes para formalizar uma denúncia contra o treinador, que estaria arrecadando dinheiro de atletas bolsistas, sem o conhecimento da Fundesport, com a promessa de dividir entre jogadores que não tinham o mesmo benefício. Mas o dinheiro não estava sendo distribuído, de acordo com os denunciantes.
O técnico também foi acusado de falsificar súmulas de jogos que não aconteceram, possivelmente para entregar à Fundesport notas de falsos gastos com arbitragem e outras despesas em dias de competições.
Ainda no ano passado, a Secretaria de Esportes confirmou que um jogo entre Araraquara e Matão, pela Liga de Handebol Masculino, no dia 3 de setembro, em Ribeirão Preto não foi realizado. Porém, o treinador denunciado entregou na secretaria uma súmula com o resultado final da disputa em 19 a 18 gols.
Na época, o caso foi encaminhado ao Departamento Jurídico da Prefeitura, que até agora não informou qual providência foi tomada. O treinador segue no comando da equipe e com autoridade para, por meio de mensagem de aplicativo no celular, dispensar da equipe os atletas autores da denúncia.
Prefeitura
A Secretaria de Esportes e Lazer recebeu o processo em questão na sexta-feira (27). Definiu hoje um membro da Pasta para compor a sindicância e encaminhou o processo de volta para o Departamento Jurídico da Prefeitura, que deve dar continuidade à sindicância.
Em relação à dispensa dos atletas, a Secretaria desconhece o fato, afinal está ainda em fase de definições de técnicos das modalidades e nenhum atleta foi contratado. De qualquer forma, a Secretaria vai apurar o caso.