Na noite de domingo (21), o Sesi Araraquara conquistou a vaga na grande final do Campeonato Paulista de Basquete Feminino 2021 ao eliminar na semifinal o Ituano, time que é o atual campeão brasileiro da modalidade. O triunfo por 58 a 49 no Ginásio Dr. Prudente de Moraes, em Itu, selou a classificação inédita para o time de Araraquara.
Na série melhor de três jogos da semifinal, o time comandado pelo técnico Fábio Appolinário soube superar a vantagem do oponente, que tinha direito a fazer duas partidas em casa por ter feito melhor campanha nas fases anteriores. Nos dois jogos iniciais, a equipe araraquarense venceu o primeiro compromisso, em casa, por 50 a 47 e perdeu em Itu por 47 a 40.
Vale lembrar que, no início do mês de outubro, após sofrer com maus resultados por conta de uma reformulação no elenco, o Sesi Araraquara anunciou a saída do técnico Daniel Wattfy em meio a disputa do estadual. A missão de conduzir a equipe na sequência da competição ficou com o auxiliar Fábio Appolinário, que passou a exercer a função de técnico interino. O treinador chamou a responsabilidade e uniu o grupo, que conta com cinco jogadoras adultas e o restante vindo das categorias de base.
Appolinário se mostra orgulhoso com a classificação. "Nem o torcedor mais otimista poderia pensar em tudo isso que está acontecendo hoje. Eu fico muito feliz e muito orgulhoso da minha equipe, que se superou em todos os sentidos, desde o início do campeonato. A equipe teve que se superar todos os dias para treinar, para jogar com um grupo reduzido e diante de muitas dificuldades para podermos dar uma sequência na nossa parte tática. É um grupo que em momento algum abaixou a cabeça, deixou de acreditar no trabalho da comissão técnica e as atletas se entregaram demais", relata.
O treinador se emociona ao comentar sobre o comprometimento de suas comandadas. "É até difícil falar dessas meninas, tenho muito orgulho delas. Não tem um dia sequer que elas não chegam no ginásio querendo aprender, querendo fazer algo a mais e se entregar para o que a comissão técnica pede. Então o resultado não poderia ser diferente", acrescenta.
Sob o comando de Fábio Appolinário, o Sesi Araraquara iniciou uma reação impressionante na competição estadual e o treinador se viu obrigado a elaborar uma forte estratégia defensiva para conter o ataque do Ituano, time que neste ano levantou a taça da Liga de Basquete Feminino (LBF), o campeonato brasileiro da modalidade. Segundo ele, as meninas seguiram à risca o planejamento. "Desde a nossa classificação para a semifinal, o que mais conversávamos nos treinamentos e trabalhávamos era para, de alguma forma, parar o ataque do Ituano, que é um time de poder ofensivo muito acima da média para o Campeonato Paulista. Fomos praticamente perfeitos nos três jogos. No jogo de domingo, conseguimos atrelar essa defesa agressiva e com muita cobertura a um ataque que dificultou muito as ações do adversário, onde a bola rodou demais e passou de mão em mão. Então quando eu falo do orgulho que tenho dessas atletas, é que em momento algum tem vaidade, tem egoísmo. Elas se entregam para o jogo e tudo o que combinamos conseguimos colocar em prática", apontou.
O Sesi Araraquara se prepara agora para encarar na final o Santo André, que eliminou o Vera Cruz Campinas. "Atletas, comissão técnica, diretoria, nossos parceiros, enfim, todos trabalharam e se empenharam muito para o sucesso desse projeto e estamos no caminho certo", finalizou Fábio Appolinário.
A final também será disputada na série melhor de três e tem seus jogos marcados para esta quinta-feira, dia 25, às 19h, em Araraquara, e o segundo jogo marcado para o domingo, 28, às 18 horas, em Santo André. Se houver a necessidade, a terceira e decisiva partida está agendada para a terça-feira, dia 30, às 19 horas, novamente em Santo André.