O vendaval e a “nuvem” de poeira que cobriram Araraquara na tarde deste domingo (3), além da derrubada de árvores e dos diversos transtornos provocados na cidade, também prejudicou o abastecimento de água em diversos bairros.
Nesta segunda-feira (4), o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) divulgou um balanço da situação na idade e informou que devido a falta de energia elétrica provocada pela tempestade, poços e reservatórios ficaram fora de operação, causando desabastecimento de água em alguns pontos.
“Foram abertos diversos protocolos de atendimento junto à Companhia Paulista de Forma e Luz (CPFL), pois árvores e postes caíram e danificaram as redes de distribuição de energia”, informou o departamento.
Desde então, diversas equipes do Daae trabalharam no acionamento dos equipamentos, assim que a eletricidade retornasse aos setores.
Ficaram sem energia e sem poços e reservatórios em funcionamento os bairros: Selmi Dei, Pinheiros, Planalto, Fonte, São Rafael, Satélite, Iguatemi, Jardim Eliana, entre outros.
A situação do abastecimento público na cidade está normalizada, com exceção da região do Selmi Dei, que ficou sem energia desde às 15h30, de ontem, sendo a energia restabelecida somente em torno das 23h, o que acarretou transtorno no acionamento dos equipamentos.
O abastecimento nessa área estava em recuperação, mas agora os reservatórios esgotaram-se e o setor está desabastecido.
Para tentar amenizar o desabastecimento, o Daae realizou manobra com o setor São Rafael e assim que retornar a energia na Chácara Flora, poderá ser feita outra manobra que auxiliará na recuperação do fornecimento de água no Selmi Dei.
O Daae também informa que o serviço previsto para essa segunda-feira (4) na captação das Anhumas, foi cancelado e será realizado amanhã (05/10).