Dando continuidade a programação do projeto “Arte ao Centro – Conexão Cultural”, nesta quinta-feira (01 de setembro) acontece uma “Tertúlia”, ou seja um diálogo, uma conversa sobre arte. O evento será realizado no ateliê Arte 220-Espaço Criativo, localizado no Centro da cidade, a partir das 20 horas.
O tema estímulo, gerador do encontro, é “Arte e Inclusão Social” e contará com a participação da Secretária de Cultura de Torres Vedras, cidade de Portugal, Drª Ana Umbelino, e da artista visual, Marta Machado.
A Tertúlia é uma proposta do GEART – Grupo de Estudos em Arte, sediado no ateilê Arte 220 e fundado em 2013 – o grupo se reúne mensalmente e realiza discussões em diversos segmentos da arte. O GEART tem a participação de artistas e interessados, com representantes das artes visuais, cinema, fotografia, teatro, literatura – dentre outros – e está aberto a interessados.
Lauro Monteiro, coordenador do Arte ao Centro, lembra que o tema “Arte e Inclusão Social” passa pela questão que, no momento atual é de transição histórica em âmbito mundial: mudanças nos costumes; nas relações familiares, econômicas e sociais; nos processos de comunicação – cada vez mais acelerados e globalizados. “Há uma reformulação geral dos valores individuais e coletivos, que colocam em cheque concepções enraizadas durante anos, fato que, de certa forma, desestabiliza relações, instituições básicas de formação humana e abre caminho para novas posturas e dinâmicas sociais”, aponta.
A Tertúlia tem como objetivo proporcionar um momento para dialogar e trocar experiências entre os países participantes do Arte ao Centro: Brasil e Portugal. “Um espaço para se pensar e definir um fio condutor de ações inclusivas utilizando a arte, aliada à cultura e a possibilidade em traçar políticas para o setor, voltadas a inclusão social e cultural”, lembra Euzânia Andrade, coordenadora do GEART. “Diante disso, faz-se necessário repensar os conceitos de cultura e de políticas para o setor, buscar novos protagonistas e outros espaços educativos que contemplem visões da educação não ¬formal e que possam contribuir com populações excluídas, em situação de risco. Que neste cenário se privilegie a cultura e a arte”, conclui.
Para participar da atividade, que é gratuita, é necessário inscrever-se pelo telefone (16) 99187-9624, com Euzânia. São 20 vagas, destinadas a maiores de 16 anos. O encontro terá a duração de aproximadamente 90 minutos. O Arte 220 – Espaço Criativo está localizado à Av. Jose Bonifácio, 220, no Centro de Araraquara. Vale destacar que a atividade faz parte da programação dos 199 anos de Araraquara.
Serviço
“Tertúlia: Arte e Inclusão Social”, com Drª Ana Umbelino e Marta Machado
Local: Arte 220 – Espaço Criativo (Av. Jose Bonifácio, 220 – Centro)
Data: quinta-feira (01/09)
Horário: 20 horas
Inscrição: 99187 9624 (Euzânia Andrade) – 20 vagas
Entrada gratuita

