InícioEsporteBasqueteTime adulto inicia nova fase do basquete na cidade

Time adulto inicia nova fase do basquete na cidade

Equipe apresentada no último sábado disputará em 2017 a divisão de acesso para a elite estadual

No último sábado, o Gigantão sediou um festival promovido pela Associação de Basquetebol de Araraquara (ABA), que apresentou seus projetos para a temporada 2017, entre eles o Sonhando Alto e o Jovem de Talento, que integram crianças e adolescentes à modalidade. A maior novidade, no entanto, foi a apresentação do novo time adulto, que disputará a partir de agosto o Campeonato Paulista da Série A1, competição que vale o acesso à Divisão Especial.

O técnico Fábio Appolinário destacou a importância do projeto e salientou que esse é o primeiro passo para a cidade voltar a figurar entre as grandes forças do esporte. “Primeiro temos que agradecer o incentivo da Prefeitura e da Associação, que não mediram esforços para que pudéssemos voltar com a equipe adulta em um campeonato de um nível mais equilibrado. Estamos muito felizes, mas com os pés no chão, pois sabemos que estamos só iniciando e dando o primeiro passo. O objetivo maior é que a gente volte pelo menos a disputar vagas em campeonatos de nível nacional e na divisão especial do Paulista”, conta.

Para o treinador, um ponto a ser destacado está no fato de a ABA ter fortalecido suas categorias de base nos últimos anos para posteriormente focar na equipe adulta. “Estamos muito felizes por poder reestruturar esse projeto que conta com a maioria dos atletas de Araraquara e isso vale ressaltar porque é muito importante o trabalho que estamos fazendo há muitos anos com as categorias de base. É um projeto novo com atletas jovens e alguns mais experientes, mas que são de Araraquara também. Estamos trabalhando bastante e esperamos daqui a 30 ou 40 dias trazer mais dois ou três jogadores de fora da cidade para fecharmos o grupo e iniciarmos as competições, dando prioridade aos Jogos Regionais, Abertos e Campeonato Paulista”, explica.

Para Fábio, a equipe adulta irá estimular os jovens a integrarem os projetos. “O fato de termos hoje uma equipe adulta com a maioria dos atletas formados em Araraquara mostra que o trabalho de base é muito importante, até mais importante que o próprio time adulto. Quando você trabalha esses jovens por muitos anos, você consegue dar condições para que eles integrem a equipe profissional, que é o que está acontecendo agora. Trabalhamos mais de oito anos com o sub-19 sem parar e hoje podemos colher esses frutos. Então a perspectiva é essa, de estruturar bem as categorias de base e dar o máximo de suporte para esses jovens, que hoje têm um espelho a seguir, que é a equipe adulta. Isso às vezes desperta uma emoção a mais nos garotos quando eles vêm assistir os jogos”, acrescenta.

O treinador aproveita para pedir o apoio das empresas da cidade. “Araraquara está no caminho certo, mas fazemos aqui um apelo às empresas para que elas invistam nesse projeto, que é um projeto fantástico que conta hoje com mais de 400 crianças. E a nossa intenção não é nem formar atletas, mas sim cidadãos, bons alunos, bons filhos, que respeitam e tenham uma disciplina legal. Isso é importante para a cidade”, finaliza Fábio Appolinário.

Até o momento, o time adulto da ABA/Fundesport é formado pelos atletas Islam, Júlio Toledo, Jaiminho, Rafael Soleira, Nestor, Eugênio, André Tonon, Matheus Paulillo, Felipe Cardoso e Leozão.

 

 

Sair da versão mobile