O Sinsaúde Campinas – Subsede de Araraquara, que representa os trabalhadores da área da saúde, declarou que os funcionários da Santa Casa de Araraquara deliberaram pela realização de greve. A categoria reivindica um reajuste salarial de 2,05%, o que corresponde a reposição da inflação do período, e o reajuste do ticket/vale alimentação, que atualmente é de R$ 150,00, para R$ 200,00.
Segundo a entidade, a proposta passou por mediação em audiência junto ao Ministério do Trabalho, inclusive com a dispensa de pagamento retroativo. O hospital, no entanto, propôs apenas a atualização do ticket, sem reajuste salarial, segundo o sindicato.
A comunicação de greve já foi oficializada junto a Santa Casa de Araraquara e deverá ocorrer a partir do dia 14 de outubro. A diretoria do hospital foi convidada a apresentar em reunião no dia 9 de outubro uma escala para assegurar a realização dos atendimentos inadiáveis.
A Santa Casa de Araraquara é hospital de referência para atendimento via Sistema Único de Saúde e atende pacientes de mais de 20 municípios na região de Araraquara, inclusive para cirurgias (de emergência e eletivas) e no tratamento da covid-19.