Neste dia 31 de dezembro, último dia de 2016, as ruas da capital paulista serão palco da Corrida de São Silvestre, que é considerada a mais tradicional prova de rua do Brasil. A Rede Globo e a TV Gazeta transmitirão a prova ao vivo e por esses canais será possível ver, entre os 30 mil participantes, uma faixa que também já virou tradição na prova. Ela leva os dizeres ‘Pela Fé – Araraquara’ e é levada pelo ultramaratonista araraquarense José Alberto de Mattos Marques, o Beto Pela Fé, de 52 anos, que não encara a São Silvestre como uma competição e sim como uma celebração.
“A São Silvestre é uma prova em que eu não vou para competir e sim para comemorar e agradecer a Deus pelo ano que foi uma bênção. Foi um ano que teve minha passagem com a Tocha Olímpica e ótimos resultados nas provas que participei. Foi um ano que me deixou muito satisfeito com a corrida de rua de Araraquara, que cresceu demais e as academias estão de parabéns pelo ótimo trabalho. Também aproveito para deixar minha gratidão à imprensa, ao povo e aos patrocinadores”, conta o atleta.
A prova terá início às 9 horas e terá um percurso de 15 quilômetros. Beto Pela Fé viajou para São Paulo nesta sexta-feira e ficará concentrado em um hotel. Ele chegará ao local da prova por volta das 5h30 da manhã, quando encontrará outras personalidades tradicionais da corrida. “Logo pela manhã estarei lá fazendo a festa com as celebridades como os covers de Roberto Carlos e Elvis. Aí é só aguardar a largada e tentar uma boa posição na fita”, explicou Beto Pela Fé, que estreou na São Silvestre em 2006 e participará pela nona vez da corrida.
O araraquarense conta que já preparou seu calendário de corridas para 2017, que terá início em abril com a Maratona Internacional de São Paulo. Sua programação conta com uma prova de cada distância, começando com 10, passando por 15, 42, até chegar aos 100 quilômetros, em Piracicaba. Para isso, ele conta agora com o auxílio de uma nova equipe para cuidar de sua saúde. Ele faz questão de agradecer a Extreme Cardio, do doutor Érico Faustino, e também à Farmácia Santa Paula, na pessoa de André Vicentim.
Outra meta de Beto Pela Fé para o próximo ano é o evento que ele costuma realizar no dia 22 de agosto, em comemoração ao aniversário de Araraquara, chamado ‘Motivos para correr’. Em 2017, Araraquara completará 200 anos e a prova contará com 200 voltas em torno do Parque Infantil Leonor Mendes de Barros, no Centro da cidade. “Será o grande evento do ano e atletas de todo o Brasil já me procuraram para participar. Já estou pedindo muita orientação divina para que seja um evento top, com simplicidade, mas com muito sucesso”, diz o ultramaratonista, que acrescenta que a corrida será composta por 40 atletas que darão cinco voltas cada um.
Para participar da São Silvestre, Beto Pela Fé conta ainda com o apoio do Açaizeiro, Hidrara, Omni Soluções Financeiras, Fisk, Kina e Rede Sete.