InícioNotíciasGeralUnesp cancela expulsão de alunos que ocuparam diretoria

Unesp cancela expulsão de alunos que ocuparam diretoria

Decisão do Conselho Universitário opta por punição mais branda de alunos que ocuparam a diretoria da Faculdade de Ciências e Letras

O Conselho Universitário da Unesp reconsiderou a punição aplicada no ano passado contra 17 alunos da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) de Araraquara e trocou a expulsão pela suspensão do grupo.

A decisão foi tomada após o Conselho avaliar recurso impetrado junto à Reitoria, que suspendia o desligamento devido à invasão da diretoria e acatou parcialmente o recurso. Dessa forma, a punição anterior foi transformada em suspensão de 180 (cento e oitenta dias), a contar da publicação no Diário Oficial do Estado.

Em maio de 2014, os 17 alunos invadiram e ocuparam a diretoria e vice-diretoria da FCL-Araraquara. Comissão de Sindicância Administrativa, instaurada em agosto de 2014, apurou a invasão e ocupação das salas da diretoria e vice-diretoria, sala das secretárias, salas de espera da diretoria e vice-diretoria, sala de reunião e a copa do prédio. De acordo com a Comissão, os alunos cometeram as infrações disciplinares tipificadas pelo Regimento Geral da Unesp.

O grupo foi acusado de depredar e provocar danos ao patrimônio da universidade. Na época, a diretoria revelou imagens que mostravam vidros e portas danificadas. Alem disso, garrafas de bebidas alcoólicas  foram encontradas no local, documentos foram revirados e uma caneca do diretor foi deixada com fezes no frigobar da diretoria.

 

Sair da versão mobile