Uma jovem de 19 anos segue em observação na UPA Central, em Araraquara, desde a última sexta-feira (27). Segundo a família, os médicos que a atenderam afirmam que ela apresenta sintomas característicos da febre Chikungunya. Caso seja confirmado, esse seria o primeiro caso da doença registrado em Araraquara.
A febre Chikungunya é parecida com a dengue. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Seus sintomas são febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores.
A jovem de Araraquara começou a apresentar os sintomas no último dia 19 de novembro. Ela foi atendida na UPA Central, medicada e liberada. Nos dias seguintes, enquanto passava alguns dias no litoral norte de São Paulo, as dores tornaram-se mais intensas. De volta à cidade, foi novamente levada pela a Unidade de Pronto Atendimento, onde os médicos levantaram a suspeita. Não há exame disponível nas redes pública e privada locais. Por isso, a doença ainda não foi confirmada.
Caso se confirme, esse seria o primeiro caso do novo vírus, que circula pelo país com mais intensidade desde o ano passado, na região. O nome teve origem na Tanzânia e significa “aqueles que se dobram”, em referência à intensidade dos sintomas.
Assista à reportagem: