InícioNotíciasCoronavírusUPA da Vila já fez quase 12 mil atendimentos

UPA da Vila já fez quase 12 mil atendimentos

Universidades garantiram mais de 15 mil exames no município

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara divulgou um balanço das ações de combate ao vírus realizadas desde o início da pandemia, em março de 2020. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde até segunda-feira, dia 27 de julho. São eles o polo de triagem da UPA da Vila Xavier, principal referência no atendimento a pacientes com sintomas gripais em Araraquara, realizou 11.778 atendimentos.

Até o momento, o Hospital de Solidariedade, montado exclusivamente para atendimento a pessoas diagnosticadas com covid-19, realizou 157 internações desde que foi inaugurado, há cerca de três meses. Outro número que chama a atenção é a capacidade de realização de exames, realizados pela UNESP e UNIARA, totalizando 15.516.

 

Confira os números totais

– Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 11.778 pessoas

– Atendimentos na observação do polo da UPA Vila Xavier: 121 pessoas

– Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 157

– Atendimentos pelo Disque-Saúde: 3.164

– Pacientes acima de 65 anos com atendimento residencial: 247

– Exames realizados junto a Unesp: 7.772

– Exames realizados junto à Uniara: 7.744

– Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 229

 

Alerta

Diante da evolução da Covid-19 em Araraquara, o Comitê voltou a alertar os idosos e demais pessoas do grupo de risco para a importância do isolamento social e também para os protocolos sanitários que devem rigorosamente seguidos.

“É grande o número de idosos que estão circulando pela cidade, fato que preocupa demais as autoridades de saúde. Da mesma forma, o alerta é feito para as pessoas que precisam sair para trabalhar: é fundamental o uso de máscaras, a higienização frequente das mãos e o cuidado com o distanciamento social de pelo menos 1,5m”, diz o boletim.

 

Situação epidemiológica

Araraquara registrou mais 49 casos de Coronavírus nesta quarta-feira. Portanto, agora, são 1.791 casos confirmados da doença na cidade. Do total de confirmados, 214 permanecem em quarentena e 1.559 já saíram. Aguardam resultado de exames 244 amostras.

Hoje, 46 pacientes estão internados. Destes, 32 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 27 casos confirmados. E 14 pacientes estão internados em UTI – 3 suspeitos e 11 confirmados. Do total de 46 internados, 35 são moradores de Araraquara e 11 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade. Hoje, no município de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos de enfermaria é de 35% e de leitos de UTI é de 25%.

Foram notificados, até o momento, 18 óbitos decorrentes de Coronavírus. Um dos óbitos é de uma mulher de 68 anos, com comorbidades, residente em Araraquara, que estava internada em hospital da rede particular, em Ribeirão Preto, e faleceu no dia 24 de julho. O caso aguardava resultado de exame. O segundo óbito ocorreu nesta madrugada e é de um homem de 78 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital da rede particular da cidade.

Os casos suspeitos e confirmados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

 

Luís

Sair da versão mobile