A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Valle Verde, na região norte de Araraquara, passa a ter atendimento pediátrico a partir de segunda-feira (15). O anúncio foi feito pelo prefeito Edinho e pela secretária de Saúde, Eliana Honain.
"A partir desta segunda, em toda segunda, quarta e sexta, teremos atendimento pediátrico por 12 horas consecutivas, do início da manhã até o final da tarde. É uma demanda antiga e nós trabalhamos, equacionamos o problema", disse o prefeito.
"Não é o ideal, mas ajuda muito. Estamos ampliando o atendimento", ressaltou. Nesta semana, uma nova equipe de enfermeiros começou a trabalhar na unidade do Valle Verde. Somando os três turnos (manhã, tarde e noite), são 27 funcionários a mais.
Durante visitas à unidades, prefeito e secretária constataram que não havia demora no atendimento, o que era elogiado pelos pacientes. A unidade Central, porém, recebia casos de complexa resolução naquele momento, o que atrasou um pouco o encaminhamento.
"Ninguém reclamou sobre demora. Tem problema de fluxo, pois casos graves chegaram de pessoas que precisam ser transferidas à Santa Casa. Esse atendimento emergencial acaba drenando todo o esforço dos médicos e da enfermagem. Isso retarda um pouco o atendimento dos casos mais simples", disse Edinho.