InícioDestaque EsportesVale o acesso! Ferroviária faz jogo decisivo neste domingo

Vale o acesso! Ferroviária faz jogo decisivo neste domingo

Em busca da vaga na Série C, Locomotiva encara o Sousa em clima de tensão na Paraíba

Este domingo (3) é dia do coração afeano acelerar. Em um duelo marcado por atritos e polêmicas, a Ferroviária enfrentará o Sousa-PB às 15 horas no Estádio Antônio Marques da Silva Mariz, o Marizão, na cidade paraibana de Sousa, pelo duelo de volta das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. Como a competição disponibiliza quatro vagas de acesso, quem passar avançará à semifinal e consequentemente à Série C de 2024.

Como venceu o jogo de ida por 1 a 0 na Fonte Luminosa (clique aqui para conferir), a equipe araraquarense conquistará o acesso se empatar ou vencer por qualquer resultado. Já o Sousa precisa de uma vitória por dois ou mais gols para subir, ou uma vitória por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis.

Se a vaga na Série C salvaria o ano da Locomotiva, que no primeiro semestre acabou rebaixada no Paulistão, por outro lado uma eliminação encerraria o sonho do acesso para a Locomotiva e ao mesmo tempo deixaria a equipe sem um calendário nacional para o ano que vem, visto que ela não conquistou a vaga para a Série D por meio do estadual.

Telão na Fonte Luminosa

A Ferroviária anunciou que irá disponibilizar um telão para os torcedores acompanharem a partida. A estrutura será montada na própria Fonte Luminosa e a entrada é gratuita. A abertura do estádio será às 13 horas (clique aqui para conferir os detalhes).

Transmissão

A Rádio Cultura, com a equipe Os Campeões da Bola, transmite a partida pelo rádio (97,3FM), internet (clique aqui) ou Facebook (clique aqui). Já a Rádio Morada (98,1FM) terá sua transmissão com a equipe Arquibancada 98, que também pode ser acompanhada pelo Facebook (clique aqui) e pelo Youtube (clique aqui).

O duelo decisivo também terá transmissão em canal aberto de televisão pela TV Brasil, retransmitida para Araraquara pela TV Morada do Sol.

Polêmicas na Paraíba

Para conquistar seu maior objetivo da temporada, o time araraquarense tem um desafio complicado pela frente. O primeiro motivo é que o adversário não perde em seu estádio desde janeiro, onde venceu 13 das últimas 14 partidas. Com grande presença de público e a mobilização total do município paraibano, os jogos no Marizão contam com grande pressão, o que faz o estádio ter o apelido de “Bombonera do Sertão”, em referência ao lendário estádio do Boca Juniors da Argentina.

Mas outro fator que promete dificultar o trabalho da equipe afeana é o verdadeiro clima de guerra que foi criado em torno do jogo, principalmente pelo presidente do Sousa, o vereador Aldeone Abrantes, que fez sérias acusações, inclusive chamando a Ferroviária de “máfia”, dizendo que homens armados coagiram jogadores para não atuarem na partida (clique aqui para saber mais). As palavras resultaram em uma nota de repúdio por parte da Ferroviária. Essa foi a segunda nota, já que o clube paraibano também acusou torcedores afeanos de terem praticado xenofobia na Fonte Luminosa.

Campanhas

A Ferroviária fez uma primeira fase turbulenta e só conseguiu a classificação na última rodada, graças a uma combinação de resultados. Após a demissão do técnico Elano e a efetivação de Alexandre Lopes, que até então comandava o time sub-20, a equipe evoluiu e passou a atingir seus objetivos.

A campanha da Locomotiva na fase de grupos foi de cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas, com o quarto lugar do Grupo A7. Nas fases de mata-mata, passou por Hercílio Luz-SC (empate por 1 a 1 em Araraquara e empate por 2 a 2 em Tubarão-SC, com vitória nos pênaltis por 4 a 2) e Anápolis-GO (vitória de 1 a 0 em Araraquara e outra vitória de 1 a 0 em Goiânia-GO).

Já o Sousa teve uma campanha de mais destaque na primeira fase, onde foi líder do Grupo A3 com oito vitórias, dois empates e quatro derrotas. Na segunda fase eliminou Falcon-SE (empate em Aracaju-SE por 1 a 1 e vitória em casa por 2 a 1) e na terceira fase passou pelo Atlético-CE (duas vitórias por 2 a 1 em Fortaleza-CE e em Sousa-PB).

Retorno na defesa

Para essa partida, Alexandre Lopes comandou a preparação durante a semana em Sorocaba e nos últimos dias em São Paulo, onde a equipe pôde focar somente na partida. O treinador terá o retorno do zagueiro Ronaldo Alves, que cumpriu suspensão na última rodada. O zagueiro João Paulo, titular no último jogo, deixou o campo lesionado na partida anterior, mas se recuperou durante a semana e está apto a ir para a partida. O treinador destacou que os fatores extra-campo não afetaram sua equipe, que está totalmente concentrada no jogo (clique aqui para ler a entrevista).

FICHA TÉCNICA

SOUSA-PB x FERROVIÁRIA
Local
: Estádio Antônio Marques da Silva Mariz, o Marizão, em Sousa-PB;
Data/Horário: Domingo, 3 de setembro, 15h;
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por José Moracy de Sousa e Silva e Anderson da Silva Rodrigues (todos do Ceará); VAR: Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ);

SOUSA – Igor; Guilherme Lucena, Flávio Nunes, Marcelo Duarte e Leozinho; Aruá, Gustavo Henrique e Carlos Vitor; Histone, Lopeu e Luís Henrique. Técnico: Renatinho;

FERROVIÁRIA – Saulo; Lucas Rodrigues, João Paulo, Ronaldo Alves e Vitor Ricardo; Pablo Gabriel, Paulinho Santos e Thomaz; Antonio Gabriel, Pilar e Vitor Barreto. Técnico: Alexandre Lopes.

Fotos: Tiago Pavini/Ferroviária

Sair da versão mobile