Em agosto, o faturamento real do comércio varejista na região de Araraquara atingiu R$ 1,46 bilhão, alta de 7,6% em relação ao mesmo mês de 2016, o 19º mês consecutivo de crescimento nessa base de comparação. No acumulado de janeiro a agosto, houve alta de 8,5%, e na somatória dos últimos 12 meses, a elevação foi de 8,4%.
Os dados, divulgados pelo Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).
Todas as nove atividades analisadas apresentaram alta no faturamento em agosto, no comparativo com o mesmo mês de 2016, com destaque para os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (24,9% e colaboração de 1,5 ponto porcentual para o resultado geral); lojas de vestuário, tecidos e calçados (25,3% e impacto de 1,4 p.p.); e supermercados (3,1% e contribuição de 1,1 p.p.).
Expectativa
Segundo a FecomercioSP, diante dos últimos desdobramentos do quadro político brasileiro, tudo indica que os próximos meses seguirão estáveis. O que mostra que as condições atuais são bem menos adversas, em termos de confiança e mesmo de resultados econômicos, do que aquelas vigentes há um ano.
Para a Federação, além da permanência em trajetória de queda da inflação e dos juros, da estabilidade cambial e dos mercados, dos resultados positivos na balança comercial, da divulgação da recuperação na arrecadação federal e de bom desempenho do PIB trimestral, a melhoria no nível do emprego se estabelece mês a mês. Com isso, as projeções continuam apontando para um crescimento anual ao redor de 5% em 2017, no faturamento real do varejo paulista.