Na manhã desta quarta-feira (13), o vereador e jornalista Balda (Carlos Alberto Baldassari) do Partido Novo, informou que pediu afastamento de suas atividades.
A informação foi dada pelo próprio vereador durante entrevista na edição do Jornal da Morada. A razão do afastamento é por questões de saúde, pois Balda recebeu um diagnóstico de tumor no intestino. Nesta mesma manhã ele também tinha anunciado o fato em sua página jornalística.
Balda relatou que, desta forma, possivelmente passará por radioterapia e então se afasta de suas atividades (tanto de jornalista como vereador).
O afastamento será até o dia 25 de agosto, data esta que pode ser prorrogada.
Processo disciplinar arquivado
A entrevista desta quarta-feira tinha como foco a rejeição da Câmara Municipal quanto a suspenção do mandato do vereador por 30 dias.
A recomendação da suspenção tinha partido do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
A medida foi motivada por uma fala de Balda durante transmissão ao vivo no Facebook, quando se referiu à gestão do ex-prefeito Edinho Silva (PT) como “administração negra”, declaração que gerou acusações de racismo.
Na votação ocorrida na terça-feira (12) em turno único, houve empate de 8 a 8 e uma abstenção (leia matéria relacionada). Coube ao presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), usar o voto de minerva para rejeitar a suspensão. Com isso, o processo disciplinar foi arquivado e o vereador segue no cargo normalmente.