Um projeto de lei, de autoria do vereador Rafael de Angeli, pretende instituir o Feriado Municipal, Dia de São Bento, padroeiro do Município de Araraquara, a ser comemorado no dia 11 de julho, data do calendário católico dedicado ao santo. O texto foi protocolado no último dia 15 de setembro e ainda será analisado pelas comissões antes de ser discutido em plenário.
Segundo o vereador, a criação do feriado é uma antiga demanda da comunidade católica local. “Tal medida se embasa em razões de relevância histórica, cultural e religiosa, que são fundamentais para o fortalecimento dos valores e identidade da nossa comunidade”, afirma.
Em sua justificativa, o projeto considera também a elevação da matriz à Basílica São Bento, cujo templo é considerada a paróquia mais antiga da diocese de São Carlos, com 205 anos de fundação. “A instituição deste feriado proporcionará a oportunidade para os fiéis celebrarem e participarem em eventos religiosos em honra a São Bento, fortalecendo assim os laços comunitários e espirituais”, conclui.
A Basílica tem capacidade para 2 mil pessoas sentadas e um coro para 700 pessoas. Para atender os paroquianos, são celebradas, de segunda a domingo, 17 missas, reunindo cerca de 3500 fiéis. São realizados cerca de 450 batizados e mais de 50 casamentos anualmente. Em sua jurisdição paroquial estão a capela Santa Cruz, o Cemitério São Bento, a capela Nossa Senhora Auxiliadora (Colégio Progresso), capela Sagrado Coração de Jesus (Hospital Santa Casa), capela Santo Antônio (Hospital São Francisco), capela do Externato Santa Terezinha e a capela da principal maternidade da região, a Gota de Leite, que registra cerca de 200 nascimentos por mês.