InícioNotíciasVereador quer proibir paraquedismo e “base jump” em Araraquara

Vereador quer proibir paraquedismo e “base jump” em Araraquara

Projeto de lei de autoria do Pastor Raimundo Bezerra visa a coibir a prática na cidade

Um vídeo divulgado na semana passada, mostrando um homem que salta do 27º andar do prédio onde vive, em um condomínio em Ribeirão Preto (SP), circulou pela internet e, pelo visto, impressionou o vereador Pastor Raiumundo (PRB), de Araraquara.  Tanto que a polêmica motivou o parlamentar a propor uma lei que proíbe a prática do paraquedismo e do base jump em locais inapropriados em toda a área urbana do município.

O base jump é uma modalidade de salto com paraquedas no qual as pessoas pulam de lugares fixos e desafiadores, como prédios, penhascos, pontes e antenas, com o uso de paraquedas específicos para curtas distâncias. A prática não é regulamentada e já é considerada um dos esportes mais perigosos do mundo.

Pastor Raimundo explica que o objetivo de seu projeto é preservar a vida, “pois essa prática em local inapropriado pode ocasionar danos ou morte do praticante e de terceiros. O que temos visto ultimamente nas redes sociais é que a prática tem se disseminado, estimulando aspirantes a se aventurarem em lugares inadequados”, argumenta o parlamentar.

De acordo com o projeto de lei, que será votado em breve, fica proibido saltar de edifícios, sacadas de edifícios, pontes, viadutos, torres de comunicação e transmissão e similares. Os infratores pagarão uma multa no valor de 194 Unidades Fiscais do Município (UFMs, R$ 51,77 no momento), equivalente, hoje, a R$ 10.043,38, o qual será duplicado em caso de reincidência. Os paraquedistas profissionais que forem flagrados saltando de locais proibidos, além de pagarem a multa, perderão a licença. Além disso, o material utilizado no salto será apreendido.

 

Sair da versão mobile