A vereadora Gabriela Palombo (PT) enviou representação ao Ministério Público pedindo que seja instaurado um inquérito civil para apurar a situação do transporte de estudantes no bairro Romilda Barbieri, conjunto habitacional na região do Jardim Roberto Selmi Dei, em Araraquara.
A parlamentar afirma que acompanha há um ano a rotina de quem depende desse serviço e, após uma série de visitas ao bairro, viu pouca coisa mudar.
“Os alunos não precisam sequer apresentar uma identificação para embarcar nos ônibus, que estão sempre lotados, configurando diversos problemas de segurança. Isso quando tem ônibus, já que frequentemente ocorre ausência de ônibus”, afirma.
Na semana passada, os alunos ficaram dois dias sem ônibus. Outro problema denunciado é a falta de monitores para os alunos menores de 12 anos. Meninas que estudam na Escola Estadual Maria Isabel Rodrigues Orso, no Jardim Adalberto Roxo, só tem ônibus na ida. Na volta elas têm que retornar às suas casas a pé. “É dever do Estado e obrigação do município ofertar transporte de qualidade e com segurança para o traslado dos alunos matriculados na rede de ensino do município”, descreve Gabriela citando artigos da Constituição Federal para embasar o pedido em um bairro que acolhe cerca de quatro mil famílias contempladas pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

