As obras de prevenção a enchentes estão em andamento na avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, na altura do Terminal Rodoviário, em Araraquara. Essa é a segunda fase do plano de macrodrenagem, resultado de convênio com o governo federal, no qual serão investidos R$ 143 milhões na maior obra de infraestrutura de Araraquara.
Nesta fase 2 serão investidos R$ 51 milhões. Será feito o alargamento da canalização do Córrego do Ouro, especialmente em frente ao Terminal Rodoviário. O projeto também prevê a construção de travessia no córrego Capão do Paiva e 3 pontes para suportar a vazão adequada de água no Córrego do Ouro; serão alargadas as fundações de outras 3 pontes também para adequar a vazão de água e serão realizadas obras de remanejamento de emissário de esgoto que passa ao lado do Córrego do Ouro. Trata-se de uma fase aberta, já iniciada.
Por meio de suas redes sociais, o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, afirmou que aguarda autorização da Cetesb para o início da fase 3 do projeto. “Será a fase de construção de quatro lagoas de retenção. Ou seja, vamos segurar as águas das chuvas que vêm para essa região, desde a SP 255. Serão duas lagoas na região do Parque São Paulo, uma na região do Nova Época e outra nas proximidades da estação ferroviária”, ressaltou Edinho.
Acompanharam o prefeito na vistoria às obras na Via Expressa, a secretária municipal de Obras e Serviços Públicos, Renata Bratfisch, e o gerente de drenagem da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Marcos Roberto de Oliveira.