Nos dias 16 e 17 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde fará um arrastão de areia contra a dengue na região da Vila Xavier. Mais de 100 agentes da equipe de Controle de Vetores da Vigilância em Saúde percorrerão residências e estabelecimentos comerciais para vistoriar os imóveis e distribuir porções de areia para colocação em vasos de plantas.
O intuito é conscientizar a população e evitar o acumulo de água parada, que serve de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O arrastão acontecerá das 8h às 12h nos trechos compreendidos entre a Alameda Paulista e a Rua Treze de Maio, e entre as avenidas Padre Antonio Cezarino e São Francisco Xavier.
Caminhões da Prefeitura também darão apoio aos trabalhos e recolherão materiais inservíveis que possam acumular água.
De acordo com o gerente de Controle de Vetores, Luis Eduardo Tagliacozzo, por ser uma região extensa e antiga, a Vila Xavier concentra inúmeros criadouros do mosquito. "Temos observado que muitos moradores ainda mantêm o velho hábito de colocar pratinhos debaixo dos vasos de plantas. Nos últimos bloqueios que fizemos, encontramos água parada e muitas larvas do mosquito nesses recipientes. Com a chegada das chuvas, o risco de dengue aumenta", explica.
Essa preocupação reforça a necessidade da intensificação das ações da Prefeitura na região e da atenção maior da população contra os criadouros do mosquito.
Tagliacozzo reforça ainda a importância da colaboração dos moradores com as equipes da Vigilância, permitindo a entrada nas residências dos agentes de combate à dengue.
Paralelamente à ação na Vila Xavier, a Prefeitura continua com o trabalho de inspeção casa a casa durante a semana em diversos bairros e faz vistorias rotineiras em pontos de grande concentração de pessoas, além de mutirões e ações pontuais de fiscalização mediante denúncia.
Principais criadouros do mosquito Aedes aegypti:
Vasos de plantas
Caixas d'água
Calhas de chuva
Ralos
Vasilhas de animais
Garrafas
Bandejas de ar-condicionado
Bandejas de geladeira
Vasos sanitários desativados ou pouco usados
Piscinas
Lixo a céu aberto